Nas Notícias

PJ pode vir a inquirir Rui Nabeiro na investigação à Fundação ‘O Século’

O empresário Rui Nabeiro, dono dos cafés Delta e presidente do Conselho Fiscal da Fundação ‘O Século’, poderá vir a ser inquirido como testemunha sobre alegados ilícitos de peculato e abuso de poder, alegadamente praticados por dois dirigentes executivos e que, esta quinta-feira, de manhã, levaram inspetores da brigada Anticorrupção da PJ a fazer buscas na instituição fundada há 90 anos, em São Pedro do Estoril, avança o jornal Cascais24.

Os inspetores da PJ recolheram diversa documentação no âmbito do inquérito, aberto na sequência de denúncias de alegadas irregularidades naquela que é uma das mais antigas e prestigiadas instituições de apoio a crianças e jovens do País.

Em causa estarão suspeitas de que alguns dirigentes, nomeadamente o presidente executivo, Emanuel Martins, e o vice-presidente, João Ferreirinho, terão usado cartões de crédito da instituição para pagar despesas pessoais, como jantares e viagens e, também, a contratação de familiares para cargos na fundação.

Perante as suspeitas sob investigação em inquérito tutelado pelo DIAP de Cascais, Rui Nabeiro deverá ser confrontado, como testemunha, na qualidade de presidente do Conselho Fiscal da fundação.

Já reagindo às buscas da PJ, Emanuel Silva Martins, presidente executivo da Fundação, afirmou-se de “consciência tranquila e nem estar preocupado”, e garantiu que “não há irregularidades na gestão”. Disse, ainda, que aguarda com “serenidade o resultado da investigação em curso”, adianta o Cascais24.

Em destaque

Subir