Nas Notícias

Dois dirigentes da fundação O Século constituídos arguidos

O presidente e o vice-presidente da fundação O Século foram constituídos arguidos por suspeitas de peculato e de abuso de poder, na sequência das buscas hoje realizadas pela Polícia Judiciária (PJ).

De acordo com informação da Procuradoria-Geral distrital de Lisboa, os mandados de busca e apreensão da PJ estenderam-se às residências de Emanuel Martins e João Ferreirinho, os dois dirigentes visados.

Os alegados crimes de peculato e abuso de poder ocorreram foram cometidos, na instituição desde 2012 até à presente data, no entender do Ministério Público.

Já na qualidade de arguidos, os dois dirigentes da fundação O Século irão ser interrogados pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Sintra.

A IPSS já tinha sido alvo de fazer buscas a 4 de janeiro, mas dessas diligências da Unidade de Combate à Corrupção da PJ, a 4 de janeiro não resultou a constituição de arguidos.

À data, a Procuradoria-Geral da República (PGR) esclareceu que o inquérito surgiu de uma participação feita pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, nele constando as conclusões de auditoria realizada pela Segurança Social e denúncias anónimas.

O Ministério Público (MP), num comunicado emitido a 4 de janeiro, reforçou que os alegados atos de peculato e de abuso de poder terão ocorrido desde 2012.

Nessas buscas foi apreendida “documentação contabilística/financeira e de atas relevantes para o objeto da investigação”, salientou ainda o MP.

As suspeitas referem que alguns dirigentes da IPSS terão usado o cartão de crédito da fundação para pagar viagens e jantares, assim como outras despesas pessoais.

Foi também averiguada a contratação de alguns profissionais da instituição, alegadamente familiares dos dirigentes, para verificar a legitimidade desses atos.

A fundação O Século foi criada em 1998, com a finalidade de prosseguir a obra social da antiga Colónia Balnear Infantil O Século, que nasceu em 1927.

O processo corre na 3.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Sintra, da Comarca de Lisboa Oeste.

Em destaque

Subir