Mundo

Piratas informáticos desafiados a entrar no Pentágono… se conseguirem

hackers pentagonoQuem quer ser pirata informático? O Pentágono acaba de lançar um concurso para os hackers e promete recompensar “financeiramente” quem furar a segurança informática da agência. A iniciativa coincide com a entrada de um novo conselheiro: o presidente da Alphabet, a holding do Google.

Não há honra entre piratas, mas este desafio do Pentágono tem regras: os hackers que quiserem exibir-se e furar a segurança informática da agência têm de se inscrever, aceitando uma “verificação prévia”.

Como seria de esperar, também não podem ‘circular’ livremente: as redes “críticas”, como as que estão relacionadas com operações militares em curso, estão fora dos limites deste concurso.

“Os participantes nestes concursos poderão ser recompensados financeiramente”, esclareceu ainda o departamento de Defesa dos EUA, em comunicado.

O objetivo do Pentágono é aproveitar o pensamento ‘fora da caixa’ dos hackers e perceber de que forma é que os piratas informáticos vão tentar contornar as soluções de segurança do sistema, o que poderá levar à descoberta de vulnerabilidades desconhecidas.

Este concurso coincide com a entrada em funções de Eric Schmidt, o presidente executivo da Alphabet, a holding do grupo Google.

Eric Schmidt vai assumir a liderança de uma comissão de aconselhamento em inovação tecnológica.

A comissão, composta por 12 pessoas, vai auxiliar o Pentágono nas orientações sobre matérias “muito conhecidas entre as empresas de Silicon Valley”, como “rápida disponibilização de protótipos”, “financiamento gradual”, “análises complexas de dados” e “organização da partilha de informações”.

Em destaque

Subir