Tecnologia

Browsers: Chrome ameaça liderança do Internet Explorer… e do Edge

browsersO crescimento sustentado do Chrome está a pôr em causa a liderança do Internet Explorer e do Edge, que não conseguem travar a tendência de queda. A manter-se este ritmo, o browser do Google vai ultrapassar os navegadores da Microsoft já em maio.

Há um ano, a Microsoft liderava o mercado com algum conforto, embora visse pelo retrovisor a aproximação do Chrome. Só que os browsers Internet Explorer e Edge caíram 11 por cento em dez meses, enquanto o navegador do Google manteve a tendência de aproximação.

Nunca a liderança do Edge, que surgiu para substituir o Internet Explorer após as críticas às últimas versões, esteve tanto em causa como agora. Só no passado mês de fevereiro caiu 2,1 por cento, de acordo com os dados da consultora Net Applications.

Após terem terminado 2015 a perder a ‘maioria absoluta’, os browsers da Microsoft só tinham 44,8 por cento do mercado no final do mês passado (tinham 57,4 por cento em fevereiro de 2015) e, a este ritmo, vão chegar a maio com menos de 40 por cento.

Sentido inverso tem registado o Chrome, cada vez mais o preferido dos utilizadores.

O navegador do Google está a dois meses de ser tornar no mais usado para aceder à internet, de acordo com as estatísticas da Net Applications: já vai nos 36,56 por cento e mantém a tendência de crescimento há mais de um ano.

O ‘independente’ Firefox mantém-se no terceiro posto do mercado, com impressionante regularidade (e uma quota de 11,68 por cento), seguido a certa distância pelo Safari, o browser da Apple que fechou fevereiro com 4,88 por cento.

O Opera, quinto na tabela (1,68 por cento), registou uma subida ligeira, mas regular desde os últimos meses de 2015.

Em destaque

Subir