Fórmula 1

Pilotos da Mercedes desentendem-se e Verstappen agradece

VerstappaenEspanha2

Aos 18 anos Max Verstappen tornou-se no mais jovem piloto de sempre a vencer na Fórmula 1, ao impor-se no Grande Prémio de Espanha, disputado este domingo no circuito da Catalunha-Barcelona.

O triunfo do piloto holandês ocorreu na sua estreia pela Red Bull Racing e numa corrida marcada por alguns acontecimentos invulgares, como a ‘auto-eliminação’ dos pilotos da Mercedes – Lewis Hamilton e Nico Rosberg – logo no começo da prova.

De facto ninguém esperava por este desfecho antes da partida deste quinto grande prémio da época, que foi brindado por um lindo domingo de sol. Hamilton reunia algum favoritismo pelo facto de largar da ‘pole position’, pelo que se alguém o poderia desafiar seria o seu companheiro de equipa.

E assim foi, Rosberg arrancou bem, procurou ultrapassar o campeão do mundo e ultrapassou-o por fora na primeira curva do circuito catalão. O que motivou uma pronta reação de Hamilton.

MercedesCrashEspanha

O inglês da Mercedes tentou a curva seguinte para passar Nico pelo lado esquerdo, o mesmo espaço de pista que o piloto de Wiesbaden escolheu. Lewis não teve escolha e pisou a relva, acabando por perder o controlo do seu monolugar embatendo contra o do seu companheiro de equipa. Acabava ali a corrida dos dois, num incidente que acabou por ser determinante para uma corrida bastante aberta.

Daniel Ricciardo ficou então na liderança, com o jovem prodígio Max Verstappen logo atrás. A estratégia acabaria por influenciar o desfecho da corrida, pois se Sebastian Vettel conseguiu desafiar os dois pilotos da Red Bull, a verdade é que ao optar por pneus macios na primeira ida às boxes acabou por ficar fora da luta pelo triunfo no último terço da corrida.

Ricciardo optou pela mesma estratégia e isso acabou por favorecer Verstappen e Kimi Raikkonen, que adotaram pneus intermédios nas duas paragens nas boxes. O finlandês ainda procurou pressionar o holandês na tentativa de dar uma vitória à Ferrari, mas o seu jovem adversários não lhe deu hipóteses.

Perto do fim ainda houve tempo para mais um drama, um furo para Ricciardo, que por acontecer a uma volta do final não custou a quarta posição ao australiano da Red Bull.

Classificação final
1.º Max Verstappen (Red Bull) 1h41m40,017s
2.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 0,616s
3.º Sebastian Vettel (FerrarI) + 5,5181s
4.º Daniel Riccardo (Red Bull) + 43,950s
5.º Valtteri Bottas (Williams) + 45,271s
6.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) + 1m01,395s
7.º Sergio Perez (Force India) + 1m19,438s
8.º Felipe Massa (Williams) + 1m20,707s
9.º Jenson Button /McLaren) + 1 volta
10.º Daniil Kvyat (Toro Rosso) + 1 volta

Em destaque

Subir