Apresentações/Novidades

Peugeot Citroën vai produzir modelo ambicioso em Rennes

PSArennes1

A PSA (Peugeot Citroën) vai produzir um novo modelo que denomina de ‘conquista’ na sua fábrica de Rennes, em França. Uma decisão que implica um investimento de 100 milhões de euros, com o objetivo de, até 2018, aumentar em 60 por cento a capacidade de produção daquela unidade industrial.

Trata-se de um modelo que inicialmente se previa fosse produzido fora da Europa, mas que posteriormente acabou por ser assegurado para Rennes pelo empenho dos intervenientes, de modo a assegurar o futuro daquela fábrica.

Este novo modelo insere-se no plano estratégico ‘Push to Pass’ da empresa, que inclui o lançamento de 34 novos modelos, entre eles este que a fábrica de Rennes começará a produzir, a partir de 2018.

O projeto C84 faz parte da dinâmica da estratégia de produto da Marca, que vai lançar quatro novos modelos em menos de 18 meses. Desenvolvido a partir da plataforma EMP2, este novo ‘crossover’ será produzido juntamente com o futuro Peugeot 5008 e o Citroën E-Mehari.

Com estes três modelos, a capacidade de produção da fábrica chegará aos 100.000 veículos por ano, um significativo aumento face às 60.000 unidades/ano produzidas atualmente.

PSArennes

A unidade de Rennes foi escolhida após um estudo que o Grupo PSA desenvolveu durante vários meses, em reflexo das medidas de melhoramento do desempenho levadas a cabo pela fábrica, e dos compromissos assumidos para modernizar a operacionalidade da mesma.

O plano de modernização da fábrica propõe a adoção de soluções de ruptura, introduzindo novos e mais ágeis processos de produção. Os trabalhos de modernização arrancam no início de 2017 e estarão concluídos em 2018, representando um investimento de 100 milhões de euros, de que também beneficiarão os parceiros da indústria automóvel localizados na zona da Bretanha.

A decisão de avançar com a produção do novo modelo em Rennes foi possível graças ao compromisso assumido por toda a força laboral e pela determinação partilhada pela administração e pelos sindicatos para, em conjunto, unirem esforços no sentido de assegurar o futuro da fábrica.

No passado dia 29 de abril foi assinado na fábrica um acordo designado “Contrato para o Futuro de Rennes”, que contou com o apoio de cinco das seis forças sindicais que integram o Grupo (CFDT, CFE/CGC, CFTC, FO e SIA/GSEA), em representação de mais de 80% de toda a força laboral. A decisão de produzir o novo modelo em Rennes decorre dos termos deste acordo, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2017.

Em destaque

Subir