Motores

Peterhansel vence terceira etapa e Sainz diz adeus a um triunfo no Rali Dakar

Depois de no segundo dia do Rali Dakar 2019 se ter atrasado bastante, Stéphane Peterhansel esteve intratável na terceira etapa da prova, impondo-se entre os automóveis.

O vencedor do rali em 2017 bem cedo se destacou da concorrência, na etapa que ligou San Juan de Marcona e Arequipa, no Peru. Peterhansel passou todos os pontos de passagem na frente e aos poucos foi-se afastando dos seus principais adversários.

No Mini JCW Buggy # 304 o francês completou a especial com 3m26s de vantagem sobre Nasser Al-Attiyah, o segundo mais rápido, e quase 13 minutos sobre Yazeed Al-Rahji.

Mas a tirada ficou desde logo marcada pela paragem de Carlos Sainz no percurso. O vencedor da prova do ano passado viu uma roda do seu Mini JCW Buggy # 300 ser arrancada e só horas mais tarde conseguiu sair do local, o que o afasta definitivamente da discussão por novo triunfo na prova.

Sebastien Loeb, que se impusera na etapa da véspera, também perdeu muito tempo, mas não tanto quanto Sainz. O nove vezes campeão do Mundo gastou quase mais 43 minutos do que Peterhansel o que também o deverá afastar da discussão pelo primeiro lugar. O piloto que irá representar a Hyundai no WRC em 2019 ‘caiu’ para fora do top dez, estando duas posições à frente do português Filipe Palmeiro, que é o navegador do chileno Boris Garafulic, num dos Mini 4All Racing 4×4 da X-Raid.

Para o sul-africano Giniel de Villiers, que ocupava a liderança à partida para esta etapa, seguia na quarta posição quando foi obrigado a parar ao quilómetro 172, com problemas mecânicos na sua Toyota Hilux Overdrive, e tal como Sainz disse adeus à discussão pela vitória na prova.

Classificação após a 3ª etapa
1º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota) 8h34m08s
2º Yazeed Al Rhaji/Timo Gottschalk (Mini) + 6m48s
3º Stéphane Peterhansel/David Castera (Mini) + 7m03s
4º Nani Roma/Alex Haro (Mini) + 12m02s
5º Jakub Przygonski/Tom Colsoul (Mini) + 13m45s
6º Cyril Despres/Jean-Paul Cottret (Mini) + 24m40s
7º Bernhard Ten Brinke/Xavier Panseri (Toyota) + 25m21s
8º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot) + 37m59s
9º Aron Domzala/Maciej Marton (Toyota) + 37m59s
10º Benediktas Vanagas/Sebastian Rozwadowski (Toyota) + 49m20s

Em destaque

Subir