Nas Notícias

Pescas: Ministros da UE optam por proibir a devolução ao mar das espécies capturadas e rejeitadas

pesca barcoQuase um quarto do peixe pescado na União Europeia regressa, morto, ao mar por não ser da espécie que se pretendia pescar. Ao fim de 20 horas de negociação, os ministros das Pescas chegaram a acordo e vão proibir a rejeição das capturas indesejadas.

A partir do próximo ano, o peixe que é capturado na União Europeia (UE) não pode ser devolvido ao mar, mesmo que seja de uma espécie indesejada. Quase um quarto do pescado é despejado, já morto, de volta às águas, mas a partir do próximo ano essa devolução passa a ser proibida. O acordo foi obtido, ontem, na reunião dos ministros das Pescas dos 27, após 20 horas de negociações “tensas e duras”, como realçou a presidência irlandesa da UE.

O compromisso foi aceite por todas as delegações, sobretudo pelos países do norte da Europa que defendiam o fim das rejeições. Mais a sul, países como Portugal, Espanha e França negociaram cláusulas de salvaguarda, que vão permitir a devolução ao mar das espécies mistas longe de terra, cujo transporte para terra seria ‘proibitivo’.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir