Economia

732 euros: O preço dos juros da dívida que cada português terá de pagar no próximo ano

euros732 euros é o valor que cada português terá de pagar em juros da dívida, no próximo ano, de acordo com números avançados pelo DN. E cada família vai pagar 1900 euros. Portugal terá uma fatura de 8000 milhões de euros em juros, só em 2014, valor que Passos Coelho não tentará renegociar.

Os juros da dívida, relativos ao empréstimo da troika, vão pesar na carteira dos portugueses, sendo que cada um pagará, em média, 732 euros, em 2014. As contas são feitas pelo Diário de Notícias, que faz manchete com o tema, na sua edição desta quarta-feira.

Ainda de acordo com o DN – que se baseia nos dados do Instituto Nacional de Estatística (que dá conta de uma média de 2,6 pessoas por agregado familiar) e na informação da Comissão Europeia sobre os cálculos dos juros –, cada família vai desembolsar cerca de 1900 euros, no próximo ano, de pagamento de juros da dívida portuguesa.

Estes valores também já integram o aumento anual na ordem dos oito por cento, bem como os 56 por cento, comparativamente com o período que antecedeu o plano de ajustamento, acordado com a troika.

No próximo ano, Portugal terá de pagar apenas em juros um valor que ronda os 8000 milhões de euros. Passos Coelho já fez saber que não pretende renegociar os juros com a troika, nesta avaliação ao programa que está a ser aplicado em Portugal.

No entanto, a pressão dos juros no Orçamento de Estado, que tem implicações no défice das contas públicas, pode ser aliviada com a provável alteração das metas de cumprimento do défice. E o Governo vai propor essa renegociação dessas metas.

Em destaque

Subir