Desporto

Pepe assegura que Portugal está preparado para iniciar qualificação com vitória

O defesa Pepe disse hoje que Portugal está preparado para iniciar a fase de qualificação para o Euro2020 de futebol com um triunfo diante da Ucrânia, mas alerta para eventuais dificuldades no primeiro encontro do Grupo B.

“Estamos bem preparados, mas sabemos que amanhã [sexta-feira] vamos ter muitas dificuldades. Respeitamos muito a seleção da Ucrânia e temos a noção que temos de ganhar o jogo, começar bem a nossa caminhada, que espero que seja bastante positiva”, afirmou o defesa central do FC Porto, em conferência de imprensa, depois do treino no Estádio da Luz, palco do jogo de sexta-feira.

Pepe, de 36 anos, aprofundou o conhecimento sobre o adversário e sublinhou que quer ajudar a seleção das ‘quinas’ a marcar presença na fase final e voltar a erguer o troféu, tal como aconteceu em 2016, em França.

“Temos essa ilusão de estar no Campeonato da Europa e levantar o nosso título. Vi um pouco da seleção ucraniana e já joguei com um dos guarda-redes na Turquia. É uma seleção jovem e só tem três jogadores acima dos 30 anos. Não vais ser um jogo fácil, mas trabalhámos bem para entrarmos amanhã [sexta-feira] com a maior clareza do que fazer e ajudar Portugal”, declarou.

O defesa, que regressou a Portugal em janeiro para voltar a representar os ‘dragões’, elogiou ainda o compatriota estreante Dyego Sousa e abordou também os duelos intensos que teve com o outro estreante em convocatórias, o jovem João Félix, nos últimos jogos entre Benfica e FC Porto.

“Fico muito feliz por ele [Dyego Sousa]. Tomou a decisão certa, é um jogador que está completamente integrado na cultura portuguesa e veio para nos ajudar”, disse, falando do jogador do Sporting de Braga.

Quanto a João Félix, o central luso também foi muito claro: “Eu defendo o meu clube e ele [João Félix] o dele. Aqui somos colegas, defendemos o nosso país. Não há que criar polémicas e temos de dar o nosso melhor e honrar o nosso país”.

A seleção nacional vai disputar o Grupo B de apuramento, que inclui ainda Sérvia, adversário na próxima segunda-feira, igualmente na Luz, Lituânia e Luxemburgo.

Pela primeira vez, a fase final do Campeonato da Europa vai decorrer em 12 cidades de 12 países diferentes, com Londres a receber os jogos das meias-finais e da final.

O Portugal-Ucrânia está agendado para as 19:45 de sexta-feira e vai ser arbitrado pelo francês Clément Turpin.

Em destaque

Subir