Desporto

Patrícia Mamona em primeiro lugar e Susana Costa terceiro no meeting de Dusseldorf

Patrícia Mamona venceu a prova de triplo salto no meeting de Dusseldorf, na Alemanha, garantindo o primeiro triunfo no circuito de pista coberta da IAAF. Susana Costa conseguiu o terceiro lugar.

A atleta de salto em comprimento alcançou a marca dos 14,11 metros, mais um centímetro do que a sua melhor marca da época e reforça assim a liderança do ranking europeu de 2017. No ranking mundial apenas a venezuelana Yulimar Rojas surge à frente de Mamona.

Já Susana Costa, colega de equipa de Patrícia Mamona, conseguiu a marca dos 13,94 metros, o que lhe deu o terceiro lugar na prova. Susana Costa igualou assim o seu recorde pessoal “indoor”.

As duas portuguesas beneficiaram da desistência de Yulimar Rojas, que em Madrid saltou 14,79 centímetros. Também a ucraniana Olga Saladuha, tripla campeã da Europa, desiludiu e fez apenas 13,87 sendo que a polaca Anna Jagaciak, quarta no último europeu fez 13,68.

Mamona reforçou fortemente a liderança no circuito da IAAF de cinco meetings e já não deve perder o primeiro lugar. Após Boston e Dusseldorf, faltam ainda as provas de Karlsruhe, Torun e Birmingham.

A saltadora portuguesa passou a ter 20 pontos, bem destacada da ganesa Nadia Eke e de Neele Eckhart, com sete pontos cada uma e que já só poderão chegar aos 17. Como vencedora do circuito, Mamona assegura um “wild card” para o Mundial do próximo ano.

Em destaque

Subir