Nas Notícias

Passos deixa para quinta-feira o anúncio da recandidatura à presidência do PSD

passos coelho parlpsd bigPassos Coelho vai anunciar, na quinta-feira, que será recandidato à presidência do PSD. O atual líder tem sido o único a posicionar-se para as diretas de 25 de janeiro e deverá ser reeleito pela segunda vez. A concorrência tem até dia 17 para se apresentar.

Pedro Passos Coelho, presidente do PSD eleito em 2010 e reeleito em 2012, vai anunciar na quinta-feira que voltará a ser candidato à liderança do partido, que realiza eleições diretas a 25 de janeiro. O prazo para apresentação das candidaturas e propostas de estratégia global termina no dia 1 e o atual presidente tem sido o único dirigente a posicionar-se para a corrida.

O anúncio formal deverá ocorrer à noite, num encontro com militantes previsto para um hotel em Lisboa. A sessão deverá contar ainda com um debate sobre as linhas gerais do programa eleitoral a apresentar pela lista encabeçada por Passos Coelho.

Aberta a corrida eleitoral, o presidente do PSD rumará a Faro no dia seguinte para novo encontro com militantes, como revelou Pedro do Ó Ramos, o dirigente ‘laranja’ que Passos escolheu para dirigir a campanha. Sendo primeiro-ministro, Passos Coelho deverá ‘vestir a farda’ do PSD nas sexta-feiras e ao fim de semana, abdicando dos compromissos partidários durante a semana.

As eleições para os órgãos sociais do PSD foram marcadas para o final do XXXV Congresso Nacional, que arranca a 21 de janeiro no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. A 15 de janeiro termina o período de pagamento de quotas e de retificação de dados dos militantes para assegurar o direito de voto.

De acordo com os estatutos, “os mandatos dos órgãos eletivos do partido são de dois anos, contando-se a sua duração a partir da data da eleição”. Passos Coelho foi eleito presidente da Comissão Política Nacional nas diretas de 26 de março de 2010 e reeleito nas eleições de 3 de março de 2012.

Em destaque

Subir