Mundo

Partidos de Macron e Le Pen praticamente empatados em sondagem francesa

O partido República em Marcha (LREM), do presidente francês, Emmanuel Macron, e o Reagrupamento Nacional (RN) da líder da extrema-direita Marine Le Pen estão praticamente empatados nas intenções de voto para as eleições europeias de 2019.

Mesmo assim o LREM situa-se como primeiro partido de França, com 21,5 por cento, seguido muito de perto pelo RN, com 21 por cento, de acordo com uma sondagem da Odoxa Dentsu publicada hoje no Figaro e transmitida pela France Info.

Para o partido de Macron, o resultado desta última sondagem representa uma queda em relação à pesquisa realizada antes do verão e que indicava que entre 23 por cento a 26 por cento dos franceses pretendiam votar no LREM.

A atual previsão (21,5 por cento) representa uma descida de 8 por cento em relação ao resultado obtido por Macron nas presidenciais de junho de 2017.

Pelo contrário, os últimos meses parecem ter sido favoráveis ao partido de extrema-direita já que no princípio do verão a intenção de voto no RN situava-se entre os 17 por cento e os 18 por cento.

Na terceira posição situam-se os Republicanos (direita) com 14 por cento que nas últimas eleições europeias de 2014 obteve 27 por cento dos votos.

O partido de esquerda França Insubmissa de Jean-Luc Mélenchon mantém-se na quarta posição, tal como ocorreu nas últimas eleições presidenciais.

Segundo a sondagem publicada hoje, o partido de Mélenchon regista 12,5 por cento das intenções de voto para as eleições europeias agendadas para o próximo mês de maio.

A plataforma de Nicolas Dupont Aignan, potencial aliado de Le Pen, consegue 6 por cento, os ecologistas 5 por cento e o Partido Socialista, do antigo ministro Benoit Hamon, continua a baixar não ultrapassando os 4,5 por cento das intenções de voto.

Em destaque

Subir