Insólito

Agricultor muda fronteira entre França e Bélgica para passar com o trator

Um agricultor de Erquelinnes, na Bélgica, deslocou uma pedra num terreno para poder passar com o trator, sem saber que estava a invadir a França, que assim perdeu 2,29 metros de território.

Irritado com “uma pedra no caminho”, o agricultor mudou-a de sítio, não se apercebendo que a pedra delimitava a fronteira entre a Bélgica e a França.

O caso foi descoberto por um entusiasta de história que passeava no local. Aberta uma investigação, concluiu-se que 2,29 metros de território francês pertenciam agora ao país vizinho.

“Ele tornou a Bélgica maior e a França menor. Não é uma boa ideia. Eu fiquei feliz, a minha vila era maior, mas a presidente de Bousignies-sur-Roc não concordou”, gracejou o autarca de Erquelinnes, David Lavaux, em declarações ao canal francês TF1.

“Devemos ser capazes de evitar uma nova guerra de fronteiras”, comentou Aurélie Welonek, a autarca de Bousignies-sur-Roc, citada pelo La Voix du Nord.

A pedra que delimita a fronteira no local data de 1819, um ano antes do Tratado de Kortrijk, que definiu a linha de fronteira de 620 quilómetros.

Em destaque

Subir