Mundo

Veja a campanha sobre o Panama Papers que se tornou viral

Uma campanha está a tornar-se viral nas redes sociais. Trata-se de um reflexão sobre o escândalo Panama Papers e consiste no seguinte: clientes de um café pedem a fatura e reparam que lhes está a ser cobrado um consumo que não lhes pertence. E porque se indignam? Veja o vídeo.

Imagine que vai a um café e lhe é cobrado o consumo de um cliente que saiu sem pagar. Como reagiria? E em que medida este paralelo pode ser feito com o escândalo do Panama Papers?

O proprietário do café cobra mais do que o que foi consumido explica que a fatura está correta. Diz que aquele consumo tem mesmo de lhes ser cobrado, porque pertence a um cliente que se foi embora se foi embora sem pagar.

Primeiro, a surpresa. Perante a insistência, os clientes recusam-se a fatura e manifestam indignação. E perguntam: “Porque temos de ser nós a pagar pelos outros?”.

Esta é, curiosamente, a questão que está na origem da campanha. O escândalo Panama Papers representa essa injustiça. Há quem cumpra as obrigações fiscais e quem fuja ao fisco, com esquemas que acabam de ser denunciados nesta gigantesca investigação.

Os clientes insistem. “É um absurdo”. E têm toda a razão. Exigir-lhes que assumam as dívidas dos incumpridores não faz sentido algum.

Mas a questão tem de ser colocada: porque se indignam neste caso de injustiça e porque não o fazem com

“Se não hesitas em reagir a uma situação injusta como esta, porque não te indignas quando pagas o a fuga indigna aos impostos por parte das grandes multinacionais?”, pode ler-se, no vídeo da campanha.

O proprietário do café confronta os clientes com essa pergunta e eles percebem o que está em causa. “Admite. És um derrotado. Tu pagas os teus impostos. As multinacionais não. E não lhes acontece nada…”, conclui o protagonista do apanhado.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir