Nas Notícias

Ouriços-do-mar absorvem CO2 e podem ‘trabalhar’ contra o efeito de estufa

ourico do marUm pequeno animal pode ser a solução para um grande problema: o efeito de estufa. Um estudo realizado em Inglaterra demonstrou que os ouriços-do-mar têm uma capacidade natural para absorver o dióxido de carbono (CO2) e transformá-lo em carbonato de cálcio.

A Humanidade enfrenta um grande problema – o efeito de estufa, principal responsável pelo fenómeno do aquecimento global – e descobre que, no mar, tem uma solução em formato pequeno. O ouriço-do-mar tem a capacidade de usar o metal níquel para absorver o dióxido de carbono (CO2) e transformá-lo em carbonato de cálcio, substância que é depois utilizada na constituição de conchas.

A descoberta foi feita por acaso, confessaram os investigadores da Universidade de Newcastle, em Inglaterra. “É um sistema simples. Injetam-se bolhas de CO2 na água onde estão as nanopartículas de níquel e está a capturar-se muito mais carbono do que normalmente se faria. Depois, pode ser facilmente transformado em carbonato de cálcio”, resumiu Lidija Siller, uma das cientistas envolvidas na pesquisa.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir