Mundo

Orçamento para cibersegurança, defende Obama, tem de aumentar

orcamento cibersegurança obamaA proposta de Orçamento de Estado para 2017 deve permitir um aumento dos fundos para garantir a cibersegurança dos EUA. Segundo a Reuters, o Presidente Barack Obama quer mais 19 mil milhões de dólares para proteger o Governo e o país do terrorismo online.

Desde o início da semana, quando Obama fez publicar um artigo de opinião no The Wall Street Journal, que se adivinhava um reforço das políticas de cibersegurança.

As ameaças cibernéticas estão “entre os perigos mais urgentes para a economia e a segurança nacional dos EUA”, defendeu o Presidente, nesse artigo publicado na terça-feira.

Agora, a Reuters avança que a proposta de Orçamento de Estado para 2017 vai incluiu um aumento da fatia reservada à cibersegurança.

O orçamento deve subir dos 14 mil milhões para os 19 mil milhões de dólares, mais 5000 milhões do que em 2015 e no ano em curso.

Só 3100 milhões estão reservados para a modernização tecnológica de várias agências federais, com as mais famosas (NSA, CIA e FBI) à cabeça.

No último ano de Presidência, Barack Obama dá sinais de que a cibersegurança será uma das prioridades no final do mandato, como resposta a um aumento da presença e influência online dos movimentos terroristas.

O aumento do número e da intensidade dos ataques virtuais contra o Governo dos EUA, assim como os registados contra algumas empresas norte-americanas, fez soar os alarmes para a necessidade do reforço da cibersegurança.

Só no ano passado terão sido roubados dados confidenciais, de bases de dados de agências e organismos federais, referentes a 22 milhões de pessoas.

“Não importa o quão bons sejamos, jamais iremos impedir 100 por cento das intrusões”, admitiu o assistente especial do Presidente para a segurança cibernética, Michael Daniel.

Em destaque

Subir