Nas Notícias

Operação Marquês: Arquivado inquérito à ministra Ana Paulo Vitorino

Ana Paulo Vitorino é uma das figuras do Governo de José Sócrates que foram investigadas no âmbito da Operação Marquês. Segundo o Ministério Público, a atual ministra do Mar não saberia que estava a colaborar com atividades criminosas.

Por fazer parte do Governo de António Costa, o nome de Ana Paulo Vitorino chama de imediato a atenção de entre as 96 páginas de despachos de arquivamentos da Operação Marquês.

Foram também arquivados os inquéritos a Pedro Silva Pereira (eurodeputado do PS que era, à data, ministro da Presidência do Conselho de Ministros), Mário Lino (ex-ministro das Obras Públicas), José Conde Rodrigues (ex-secretário de Estado da Justiça) Guilherme Dray (ex-chefe de gabinete de Lino e de Sócrates) e Vítor Escária (ex-assessor económico de Sócrates e de António Costa no atual Governo).

De acordo com o Observador, estes responsáveis foram investigados devido ao alegado envolvimento na rede de corrupção montada por José Sócrates e Ricardo Salgado (no entender da acusação), tendo o Ministério Público concluído não haver provas de que “fossem conhecedoras dos reais contornos dos referidos esquemas e das intenções subjacentes à sua concretização”, nem de que os visados soubessem que “as verbas recebidas tivessem origem na prática do crime”.

O jornal refere que pediu um comentário à ministra do Mar, não tendo recebido resposta de Ana Paulo Vitorino até ao momento da publicação do artigo.

Em destaque

Subir