Motores

Ogier vence o Rali de Monte Carlo mais ‘renhido’ de sempre

Sebastien Ogier impôs-se no Rali de Monte Carlo mais disputado de sempre, batendo por pouco mais de dois segundos Thierry Neuville.

O Campeão do Mundo realizou uma estreia quase perfeita ao volante do Citroën C3 WRC, já que uma vez no comando, após um furo de Ott Tanak e um erro de Thierry Neuville no segundo dia de prova assumiu a liderança e defendeu-a com ‘unhas e dentes’ desde essa altura.

Ogier logrou a sua sétima vitória na prova monegasca, na qual se impôs já com quatro construtores diferentes – Peugeot em 2009 (no ERC), Volkswagen entre 2014 e 2016, Ford em 2017 e 2018 e agora Citroën.

“É o rali que mais venci, mas tive problemas com o acelerador (a partir da 14ª especial). Sinto-me muito feliz. É a minha sexta vitória com um terceiro construtor (no WRC). Penso que não está nada mal”, afirmou o francês no final do rali.

Mesmo na derradeira ‘Power Stage’ Sebastien Ogier brilhou, ao ser o segundo mais rápido, a 3,9s de Kris Meeke, e sobretudo 1,7s mais rápido do que Thierry Neuville, que teve dificuldade em ‘digerir’ a segunda posição, sendo a ocasião em que mais perto passou de vencer o Rali de Monte Carlo.

“Posso lamentar o erro. É duro viver com isto, mas o resultado é, mesmo assim, positivo, pois marcamos muitos pontos. Adoraríamos ter ganho, mas vamos concentrar-nos nas próximas provas”, declarou o belga da Hyundai.

Depois do atraso sofrido na segunda etapa, Ott Tanak encetou uma incrível recuperação que o levou até à terceira posição, que ficou ao seu alcance na tirada de sábado, quando venceu todas as especiais e ficou a pouco mais de 17 segundos de Sebastien Loeb.

Mesmo assim o estónio da Toyota teve de ser melhor do que o francês da Hyundai e que o seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala neste último dia de rali, e fê-lo ao ser o mais veloz em duas das quatro classificativas disputadas, concluindo a prova com 13 segundos de vantagem sobre Loeb e 14,7s sobre Latvala.

Apesar de ter ganho a ‘Power Stage’ Kris Meeke teve de se contentar com a sexta posição, conseguindo ainda assim realizar uma boa operação em termos de campeonato naquela que foi a sua estreia aos comandos do Toyota Yaris WRC.

Classificação final
1º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën) 3h21m15,9s
2º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 2,2s
3º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) + 2m15,2s
4º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai) + 2m28,2s
5º Jari-Matti Latvala/Mikko Markkula (Toyota) + 2m29,9s
6º Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota) + 5m36,2s
7º Greg Greensmith/Elliot Edmonson (Ford) + 13m04,6s
8º Yoann Bonato/Benjamin Boulloud (Citroën) + 13m56,5s
9º Stéphane Sarrazin/Jean-Jacques Renucci (Hyundai) + 14m06,8s
10º Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford) + 16m03,4s

Em destaque

Subir