Insólito

O ‘smile’ dos assassinos que fugiram de uma prisão de segurança máxima

“Tenham um bom dia”. Dois assassinos fugiram de uma prisão de segurança máxima, nos EUA, e deixaram uma mensagem às autoridades. Agora há mais de 200 polícias no rasto de Richard Matt e David Sweat, assassinos e autores do bilhete sarcástico.

A mensagem até poderia ser normal entre colegas de trabalho, mas neste caso estamos a falar de uma ‘boca’ de dois fugitivos para os guardas prisionais que (em teoria) os deveriam vigiar.

Richard Matt, de 48 anos, e David Sweat, de 34, ambos condenados por homicídio, são os protagonistas de um ‘Prison Break’ da vida real ao evadirem-se de uma prisão de alta segurança, nos EUA.

É, aliás, a primeira fuga registada no Clinton Correctional Facility, em Dannemora, no estado de Nova Iorque, em 150 anos!

Mas Matt e Sweat não se limitaram a fazer história abrindo um buraco numa parede de aço e escapando por túneis: deixaram uma mensagem sarcástica para os guardas prisionais.

Por baixo de um ‘smile’ de aparência asiática, desenhado num ‘post-it’ amarelo, a dupla escreveu “Tenham um bom dia!”.

A piada acicatou ainda mais a raiva das autoridades, que montaram uma gigantesca operação de caça ao homem, com mais de 200 polícias envolvidos.

De acordo com a imprensa da região, os dois reclusos abriram um primeiro buraco entre as celas de ambos e um outro na parede de metal, com recurso a ferramentas elétricas.

Foi o início de uma fuga “elaborada e sofisticada”, como reconheceu Andrew Cuomo, o governador do estado de Nova Iorque.

A dupla, continuou o político, prosseguiu por um “elaborado labirinto de canos até aos túneis”.

O incidente ocorreu entre as 22h30 de sexta-feira (hora local), quando foi feita a contagem dos reclusos, e as 5h30, quando foi dado o alarme.

Porém, os serviços prisionais admitem que até pode ter ocorrido mais cedo, uma vez que os dois homens colocaram objetos dentro de camisolas de capuz para levarem os guardas a pensarem que estavam a dormir.

O caso já tem repercussões a nível político e social, uma vez que dois condenados por homicídio conseguiram ter acesso a ferramentas elétricas e fugir que uma prisão de alta segurança que tem a alcunha de ‘pequena Sibéria’, dadas as temperaturas baixas ao longo de mais de metade do ano.

O governador reconheceu que os reclusos poderão ter-se apoderado de ferramentas dos trabalhadores que efetuam as manutenções regulares do complexo.

A dupla poderá ter já cruzado a fronteira com o Canadá, acrescentou Cuomo.

Richard Matt cumpria uma pena de 25 anos a prisão perpétua pelo rapto, agressão e homicídio de um homem, em 1997, enquanto David Sweat foi condenado a prisão perpétua pelo homicídio de um xerife, em 2002.

Mesmo sendo assassinos, são bem-educados: até desejaram “um bom dia” aos homens que os guardavam.

Em destaque

Subir