Nas Notícias

“O conselho é não confiar nos bancos. O banco não confia em ti”

Um casal queixou-se de ter sido alvo de uma burla informática que gerou uma perda a rondar os 14 mil euros na conta bancária. A mulher e o homem contaram que estavam ao computador a realizar tarefas no homebanking quando foram vítimas deste assalto pelas redes digitais.

A dado momento, conta o casal, acreditavam que estavam na página do banco e tiveram dificuldades em aceder à conta.

De imediato, foram contactados por alguém que quis ‘ajudar’ e que tinha conhecimento de vários dados relativos à conta do casal.

Passados alguns minutos, perceberam que tinham sido alvo de burla informática ao redefinirem a senha de acesso à conta do banco. Nessa altura, já sensivelmente 14 mil euros tinham ‘voado’ da conta.

O caso mereceu análise na SIC e Hernâni Carvalho, comentador daquela estação, diz que é preciso desconfiar dos bancos.

“O conselho final é não confiar nos bancos. Pumba. O banco não confia e ti. Chegas lá e precisas de uma coisa qualquer o banco pede-te qual é o número de calçado que tens, o nome do tio-bisavo, pedem tudo e mais alguma coisa”, observou o comentador da SIC.

Hernâni Carvalho sustentou ainda que quando alguém vai a um banco a indicação é a de que tudo está preparado para proteger o dinheiro das pessoas. Mas depois, este, verifica que não é bem assim.

“Confie em nós e coloque aqui o seu dinheiro. Mas se houver problemas, você tem de se desenrascar. Pronto, é isto”, assinalou o comentador.

Como agir se for vítima de fraude bancária?

As burlas informáticas são uma ‘dor de cabeça’ para especialistas informáticos e acarretam problemas de desconfiança nas instituições e instalam um clima de insegurança nas pessoas.

Por isso, existem sempre dicas e conselhos que deve seguir para se proteger. Saiba como agir se for vítima de fraude bancária.

Conheça os seus direitos e aprenda a proteger a sua conta de possíveis ataques cibernéticos. Mantenha a sua conta bancária em segurança.

Em destaque

Subir