Hoje é dia

20 de janeiro, nasce Fellini, o poeta dos sonhos

Hoje é dia de recordar Federico Fellini, que nasceu em Rimini, Itália, a 20 de janeiro de 1920. Fellini tornou-se num dos mais importantes realizadores de cinema do seu país e num nome incontornável desta arte.

Fellini ficou eternizado pela poesia que colocava nos seus filmes, capazes de manter a magia do cinema mesmo quando faziam duras críticas à sociedade.

Crítico do totalitarismo, marxismo, capitalismo e da Igreja Católica, Federico Fellini foi capaz de beliscar consciências, mas manter a essência do cinema, arte que se intromete por diversos ramos da Humanidade.

O realizador italiano, que viveu o regime fascista de Mussolini, ficou famoso pela estrutura ‘cult’ dos seus filmes.

Normalmente, os seus reparos à sociedade visavam a influência norte-americana nos hábitos de outros países, principalmente na Itália, país de origem de Fellini.

‘Mulheres e Luzes’, em 1950, foi o primeiro filme de Fellini codirigido por Alberto Lattuada. O primeiro filme que dirigiu sozinho foi ‘O Sheik Branco’.

Fellini ganhou quatro Óscares na categoria de melhor filme estrangeiro, uma Palma de Ouro no Festival de Cannes com o filme ‘A Doce Vida’ (um dos filmes mais importantes dos anos 60), assegurando inúmeras outras distinções em diversos festivais em todo o mundo.

Tornou-se num dos mais aclamados realizadores e a sua obra transformou-se num poço de conhecimento para os novos realizadores, não apenas do seu país.

Federico Fellini morre na cidade de Roma, no dia 31 de outubro de 1993.

Nasceram a 20 de janeiro André Marie Ampère, físico e matemático francês (1775), Federico Fellini, realizador italiano (1920), Edwin Aldrin, astronauta norte-americano , um dos tripulantes da missão Apolo 11 (1930), David Lynch, diretor de cinema norte-americano (1946), e Paul Stanley, vocalista e guitarrista da banda Kiss (1952).

Morreram neste dia Amílcar Cabral, político cabo-verdiano (1973), Garrincha, futebolista brasileiro (1983), Audrey Hepburn, atriz belga (1993), Fernando Cabral, advogado e antigo presidente da Câmara Municipal do Porto (2008), e Etta James, cantora norte-americana (2012).

Em destaque

Subir