Mundo

NSA: Obama chama especialista em ciberguerra para a Agência Nacional de Segurança

barack-obama2ans eua presidenteO presidente Barack Obama escolheu para diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA) Michael Rogers, que sucede a Keith Alexander, que ocupou o cargo nos últimos nove anos. Rogers é um especialista em ciberguerra e liderou diversas operações de ataque e defesa informática dos EUA.

Barack Obama nomeou Michael Rogers, vice-almirante, para o cargo de diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA), decisão que tem de passar agora pelo crivo do senado dos EUA.

Michael Rogers ocupa atualmente as funções de chefe da cibersegurança da Marinha e o seu nome surge numa altura em que a NSA é acusada de promover programas de espionagem em todo o mundo.

A primeira missão, quando assumir funções, será aplicar diversas reformas, para limpar a imagem da agência e transmitir uma imagem de transparência, relativamente às práticas da NSA, que terá cometido diversas violações de privacidade de cidadãos.

“Este é um momento crítico para a NSA, que dá seguimento a uma importante missão, aplicando alterações promovidas pelo presidente Barack Obama”, afirmou o secretário de Defesa, Chuck Hagel, no comunicado da nomeação.

Michael Rogers é um especialista em encriptação informática e liderou diversas operações de ataque e defesa informática dos EUA. Foi também responsável por missões de apoio de criptologia para unidades norte-americanas que estiveram no Golfo Pérsico e no Mediterrâneo.

Keith Alexander abandona o cargo depois de nove anos de exercício de funções de chefia da NSA, que nunca esteve envolta em tanta polémica.

Em destaque

Subir