Nas Notícias

Vídeo: Imagens de uma bebé salva em Aleppo emocionam o mundo

bebe aleppo 400A pequena Ghina, de 14 meses, foi retirada dos escombros, após um ataque aéreo em Aleppo, na Síria. As imagens do resgate da menina emocionaram o mundo. Ghina Khalil perdeu a mãe, neste ataque ocorrido em Masaraniyeh, a 22 de janeiro. O vídeo acaba de ser divulgado.

Totalmente soterrada, a menina de 14 meses de vida contou com a ajuda das mãos que freneticamente a tentaram retirar por debaixo das pedras e da terra. Ghina Khalil, que tem pouco mais de 1 ano de vida, quase que nasceu de novo.

A história começa a contar-se com um ataque aéreo em Aleppo, a norte da Síria, ofensiva que destruiu a casa da família de Ghina. A mãe da criança morreu no ataque e esse quase era o destino da menina. Porém, persistentes, os homens que vivem a guerra removeram pedras, afastaram a terra, o cimento, os ferros, e recuperaram a menina.

“Deus é grande”, gritou-se, quando se vê a menina a dar sinais de vida, coberta do pó da terra, do qual se tenta libertar. Os homens continuam a cavar a terra, a gritar por “milagre”, enquanto a pequena Ghina Khalil é salva.

O paradoxo é a calma que aparenta. A criança, vítima dos homens, salva pelos homens, deveria chorar. Mas são os seus heróis quem se expressa, com gritos eufóricos.

O ataque aéreo ocorreu no dia 22 de janeiro, mas o vídeo só agora foi divulgado. Veja as imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=KRgO2GS5rGE

A Síria tenta, sem sucesso, encontrar o caminho da paz. Enquanto a guerra persiste, centenas de milhares de inocentes perdem a vida. Este ataque aéreo não roubou a vida a Ghina Khalil, mas há muitas outras crianças com destino diferente.

Dados da Organização das Nações Unidas apontam para mais de 130 mil mortos na Síria, desde o início do conflito armado na Síria, em março de 2011. De um lado, os opositores do regime, que defendem a queda de Bashar al-Assad. Do outro, o próprio regime. Entre as partes, crianças como Ghina.

Em destaque

Subir