Motociclismo

Nova penalização a Barreda Bort deixa Paulo Gonçalves na frente do Dakar

Este é um Rali Dakar de reviravoltas, pelo menos ao nível da competição das motos. É que depois um dia depois de ter sido penalizado num minuto Joan Barreda Bort voltou a sofrer novo castigo, mas desta feita viu ser-lhe acrescentado ao seu tempo cinco minutos.

Como consequência Paulo Gonçalves viu ser-lhe atribuída a vitória na quarta etapa e assim assumiu o comando da prova, logo numa etapa que constituiu a primeira parte de uma maratona onde os concorrentes não podem receber assistência mecânica.

“Foi a minha primeira etapa maratona que ganhei. Rodei junto de (Kevin) Benavides antes da paragem de reabastecimento, mas cometi um erro na zona de controlo de velocidade e perdi algum tempo”, contou Paulo Gonçalves no final da etapa.

“Ataquei para reduzir a diferença e no final não terminei muito atrás do Joan. Hoje foi um bom dia, conseguindo levar a moto inteira até final. Foi crucial. Estou muito contente por mim e pela Honda”, acrescentou ‘Speedy’.

Ruben Faria também beneficia com a punição a Barreda Bort, já que passa a ser segundo na etapa, mas sem que isso signifique subir mais na classificação geral das motos, onde mantém a quinta posição.

Já para o espanhol da Honda a consequência é terminar a tirada na quarta posição e baixar ao quarto posto da ‘geral’, numa etapa onde, recordamos, Hélder Rodrigues foi 15.º, ocupando o 14.º lugar da classificação das motos.

Classificação da 4.ª etapa
1.º Paulo Gonçalves (Honda) 4h07m19s
2.º Ruben Faria (Husqvarna) + 2m25s
3.º Kevin Benavides (Honda) + 2m37s
4.º Joan Barreda Bort (Honda) + 3m11s
5.º Toby Price (KTM) + 4m01s

Classificação geral
1.º Paulo Gonçalves (Honda) 10h35m17s
2.º Kevin Benavides (Honda) + 2m17s
3.º Joan Barreda Bort (Honda) + 6m00s
4.º Stefan Svitko (KTM) + 5m22s
5.º º Ruben Faria (Husqvarna) + 5m24s
6.º Matthias Walkner (KTM) + 7m08s
7.º Toby Price (KTM) + 7m56s
8.º Pablo Quintanilla (Husqvarna) + 8m22s
9.º Antoine Meo (KTM) + 10m55s
10.º Alain Duclos (Sherco) + 11m11s

Em destaque

Subir