PT Animal

Nina, a cadela bombeira de Viana do Castelo com conta no Facebook

nina bombeira

Nina não é apenas uma cadela resgatada. Traçada de boxer com castro laboreiro, a cadela foi adotada pelos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo. A ‘recruta’, com 5 meses de idade, dá alegria ao quartel e ajuda ao luto por Fogo, um cão abandonado que não resistiu a um tumor.

Os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo têm uma nova ‘recruta’, com direito a página oficial no Facebook e tudo: é Nina, uma cadela traçada de boxer com castro laboreiro e de apenas 5 meses de idade.

A principal missão de Nina é alegrar o quartel, sobretudo nos momentos mais difíceis, como contou à Lusa a bombeira estagiária Juliana Rodrigues: “Quando algum de nós sai para uma emergência e é algo péssimo, chegamos aqui e temos a Nina à nossa espera. É uma alegria, ajuda a esquecer um bocado aquilo por que uma pessoa passa”.

Juliana Rodrigues, de 18 anos, é das mais novas no quartel, mas uma das mais próximas da cadela graças ao “amor” que “sempre” teve pelos animais. A chegada de Nina, este mês, foi uma “surpresa” para todos, tanto mais que na memória coletiva ainda estava o cão Fogo.

A anterior mascote apareceu em agosto do ano passado à porta do quartel, onde “desfaleceu”. Os bombeiros acolheram o Fogo e, com a ajuda da população da cidade, angariaram o dinheiro necessário para a remoção do tumor que consumia o cão. Porém, Fogo acabou por não resistir.

“A Nina não substitui o Fogo, mas ajuda no luto canino”, salientou Juliana: “E é a nossa menina”.

A cadela foi adotada na associação Vila Animal, à qual os bombeiros decidiram entregar o dinheiro que tinham angariado para os tratamentos do Fogo e que acabou por não ser utilizado.

“Foi aí que descobrimos a Nina. Gostou de nós, e nós dela. Decidimos trazê-la”, afirmou Paulo Camelo, o tripulante de ambulâncias de socorro que vê a adoção de Nina como uma forma de “ajudar um animal que não tinha abrigo”, ao mesmo tempo que os bombeiros ganham “uma companhia amiga” durante os turnos de serviço.

Mas a cadela não chegou apenas ao quartel: também chegou ao Facebook. “Olá! Eu sou a nova bombeira, a Nina. Fui encontrada em Carreço e adotada pelos bombeiros e agora estou a viver muito feliz com os meus amigos”, diz a conta do animal, a caminho dos 2000 seguidores.

Para além de “aproximar” os bombeiros da população, onde qualquer um pode “acompanhar o seu crescimento”, a página da Nina na rede social apresenta-se ainda como “uma forma de, quem quiser, poder ajudar com donativos”.

Na Associação Humanitária, a nova ‘recruta’ também fez sucesso. “Ela adaptou-se bem ao pessoal, gosta do pessoal, e o pessoal gosta dela. É também uma forma da corporação interagir com a cidade e com as associações da cidade”, destacou o presidente da direção, Luciano Moure.

A corporação, com cerca de 95 elementos, partilha as tarefas diárias de alimentação e higiene da Nina.

“A maioria do pessoal aceitou muito bem o animal, e a Nina não é esquisita, interagindo com todos”, que “ajudam a custear as despesas”, frisou ainda o dirigente.

A cadela já enverga um colete vermelho e em breve vai ter um equipamento oficial com as insígnias da corporação.

Em destaque

Subir