Nas Notícias

Neve em Portalegre e Évora, mas Sintra não ficou pintada de branco

neve maraoA manhã acordou com a serra de São Mamede, no distrito de Portalegre, pintada de branco pela neve, que caiu na madrugada desta quinta-feira naquele distrito. As previsões meteorológicas apontavam para neve na Grande Lisboa, mas apenas em Portalegre e Évora se verificou esse fenómeno raro, que provocou o corte de algumas estradas municipais. Em Sintra, caíram aguaceiros fracos.

Ontem, as previsões meteorológicas para a madrugada de quinta-feira apontavam no sentido de queda de neve em distritos onde esse fenómeno não é comum. Sintra era uma das cidades que poderiam ser afetadas. No entanto, apesar do frio, esse cenário não se confirmou.

Ao contrário do que se verificou em Portalegre e Évora, onde nevou o suficiente para pintar a paisagem com o branco da neve, na Serra de São Mamede, imagem pouco comum naquela região do país.

A queda de neve obrigou ao corte de algumas estradas, de acordo com informação dos bombeiros locais. O cenário foi normalizado, entretanto, sendo que as vias municipais foram reabertas.

O distrito de Portalegre esteve sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em virtude da previsão de neve, nas zonas mais altas. Nesta madrugada, nevou naquelas duas cidades, sendo que em Sintra caíram apenas aguaceiros fracos.

O frio veio para ficar, mas nos próximos dias a neve não deve cair fora das regiões habituais – terras altas e interior norte.

O quadro meteorológico agravou-se nesta quarta-feira, com queda de neve em três distritos do território continental: Vila Real, Bragança e Viseu. Estes distritos, que estiveram ontem sob aviso laranja, apresentam temperaturas muito baixas, sendo que em alguns concelhos houve escolas encerradas. Hoje, algumas dessas escolas permaneciam encerradas.

 

Em destaque

Subir