Velocidade

NASCAR: Playoffs com 13 pilotos depois de escândalo de resultados combinados

JeffGordon 210JeffGordonNuma decisão inédita na competição, a NASCAR decidiu alargar os playoffs (Chase) do seu campeonato principal (a Sprint Cup) a 13 pilotos em vez da habitual dúzia depois do escândalo de resultados combinados na última corrida da época regular, em Richmond (Virginia).

Depois de excluírem Martin Truex Jr da Chase e terem penalizado o seu companheiro Clint Bowyer em 50 pontos, os organizadores da mais importante competição dos stock-cars americanos decidiu colocar na Chase Jeff Gordon (foto) – o piloto prejudicado pela combinação de resultados.

Brian France, presidente da NASCAR, disse que a decisão é uma questão de “justiça e equidade”, até porque o esquema descoberto através das comunicações rádio passadas pela cadeia televisiva ESPN é mais vasto, como depois se veio a constatar.

Para lém de Clint Bowyer ter provocado artificialmente uma situação de bandeiras amarelas perto do final, denunciado o esquema fraudolento preparado pela Michael Waltrip Racing, a NASCAR descobriu que também estiveram envolvidas a Furniture Row e a Penske Racing, no sentido de favorecerem o acesso de Joey Logano aos playoffs da Sprint Cup.

Como consequência a Logano foi aplicada uma pena suspensa, e poderá ser excluído de uma ou mais corridas da Chase caso se envolva em mais situações antidesportivas.

“A integridade do nosso desporto é a prioridade da NASCAR e as nossas atitudes e ações tomadas esta semana deixam bem claro o nosso compromisso para manter o nível de todos os concorrentes”, afirmou Brian France em comunicado.

Em destaque

Subir