Nas Notícias

Não use estes truques se quer escapar dos radares móveis

Radares móveis são inibidores de excesso de velocidade, mas podem também estar na origem de multas desagradáveis. E por este segundo facto não faltam truques para tentar escapar aos radares móveis.

Mas, desde já podemos garantir que apenas existe um truque 100 por cento eficaz para escapar a multas por excesso de velocidade: só circulando dentro dos limites legais.

radares móveis

Tudo o resto que possa encontrar, como:

  • adaptar no veículo
  • aplicações de telemóveis
  • truques para escapar aos radares

não o deixará livre de uma coima pesada, que será tanto maior quanto mais ‘pisar’ no acelerador.

Onde estão os radares móveis?

Os radares móveis podem não estar identificados. Ao contrário dos fixos, que têm de ser identificados, segundo consta da lei.

Nesse sentido, este vazio legal gera dúvidas e os radares móveis podem, por isso, estar dissimulados. E assim acabam por apanhar os condutores mais distraídos que ultrapassam os limites legais a que devem circular.

Embora a colocação de muitos radares móveis seja alvo de anúncio pelas autoridades policiais, a verdade é que outros tantos radares estão na berma da estrada de forma mais sigilosa.

Aliás, muitos condutores queixam-se de que mais do que visar uma condução mais serena e a prevenção, acabam por gerar aquilo que vulgarmente de chama de ‘caça às multas’, com a receita do Estado a aumentar neste capítulo, enquanto que a carteira dos condutores fica mais ‘magra’.

E existem dois tipos de mecanismos de colocação dos ditos radares móveis:

  • em viaturas descaracterizadas
  • em locais da berma das estradas

Saber onde está um radar móvel e tentar evitar coimas gera alguns mitos, mas colocam em causa a Segurança Rodoviária. Não se esqueça de que pior do que uma multa é o pior efeito da velocidade excessiva. Em Portugal, esta é a principal razão para a mortalidade nas estradas.

Vamos então desmistificar este assunto.

1 – Não passe pelo radar a altíssima velocidade

Existe uma teoria de que é possível enganar o radar móvel, e até mesmo o fixo, quando se passa por ele a grande velocidade, circulando mesmo a altíssimas velocidades.

Para além de ser muito perigoso e imprudente, essa teoria cai por terra, já que o sistema de radares usado em Portugal está preparado para apanhar infratores que circulem a uma velocidade de 320 km/h.

2 – Os radares podem funcionar de noite

Ao contrário do que muito se diz, de que os radares móveis apenas apanham infratores no período diurno, a verdade é que o sistema de radares móveis está preparado para trabalhar com pouca luz. O flash instalado no sistema pode apanhar qualquer veículo mesmo com a noite escura.

3 – Não coloque números invisíveis

Ainda que no cinema sejam muitos os casos de personagens que aparecem em grandes fugas à polícia e colocam os números de matrícula invisíveis, na vida real essa ‘brincadeira’ pode sair cara aos automobilistas.

As soluções de spray do cabelo ou fitas retrorrefletoras não resultam. Muito menos circular com uma matrícula falsa ou tapada completamente. Neste caso, estaria a cometer infrações bem mais graves.

4 – Passar em paralelo com outro veículo pelo radar

Existem automobilistas que acreditam que podem não ser apanhados pelos radares móveis se passarem em paralelo com outro veículo.

Aqui também é outra teoria que a tecnologia desmente. O sistema está pronto para apanhar infratores em simultâneo, medindo as velocidades a que circulam ao instante.

5 – Um CD não inibe o radar

Se nos anos 90 era moda andar nos carros com um CD visível no retrovisor, a verdade é que isso passou rapidamente de moda. Agora nem serve para quem quer escapar dos radares móveis, pois o CD não inibe o radar móvel. Os CD’s não conseguem ofuscar a foto que o sistema de radares consegue fazer.

6 – Detetores de radares

Muitos automobilistas acabam por ter este sistema instalado em telemóveis ou dispositivos eletrónicos por forma a detetarem o sinal de radares enquanto conduzem. Ainda que seja um dos truques que ainda pode ter algum tipo de taxa de sucesso, o risco não vale eventuais benefício.

É que as autoridades já utilizam detetores de detetores de radares. Ou seja, se tem um aparelho ou aplicativo que capta sinal de um radar, tome cuidado porque a polícia também pode apanhar o seu sinal. Assim, a coima vai ‘doer’ ainda mais.

Os condutores podem ter de pagar uma multa de 500 a 2500 euros. E correm risco de perda dos objetos ou aplicativos, além de existir a possibilidade de perderem até seis (6) pontos na carta de condução.

Veículos descaracterizados

Quando os radares móveis estão em veículos descaracterizados, as autoridades policiais podem até encetar uma perseguição aos automobilistas. O sistema está pronto para captar a velocidade a que o condutor circula e, ao mesmo tempo, estar em andamento.

Por outro lado, existem radares móveis nas bermas da estrada, com agentes da autoridade a executar a tarefa de apanhar condutores em excesso de velocidade.

Agora que percebeu como funcionam os radares móveis, é tempo de desmistificar mitos urbanos, segundo os quais é possível enganar os radares móveis.

Fique então atento e não faça nenhum destes truques, sob pena de acabar por receber uma multa. Assim, opte sempre por realizar uma condução defensiva e dentro dos limites estabelecidos pela lei.

Em destaque

Subir