Motociclismo

‘Nacional’ de Todo-o-Terreno a caminho de Portalegre

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno da Federação de Portugal de Motociclismo prossegue no próximo fim de semana com a Baja Portalegre 500.

A prova do ACP Motorsport recebe pela 32ª vez aquele que é considerado como o maior evento da disciplina disputado em território nacional. A grande novidade é não fechar o CNTT da FPM, sendo antes a penúltima ronda do campeonato.

Dividida em três dias, nos quais pilotos e máquinas terão de cumprir uma quilometragem superior a 553 quilómetros, 423 deles cronometrados, a Baja Portalegre 500 promete um primeiro dia competitivo muito duro.

Na sexta-feira os cinco quilómetros do prólogo na Herdade das Coutadas serão apenas o ‘aperitivo’ para o que se segue; um setor cronometrado de 98 quilómetros do primeiro setor seletivo, que terá partida em Ponte de Sor. Já no sábado haverá 320 quilómetros para os ‘resistentes’ das motos, quads e SSV cumprirem.

Luís Oliveira, vencedor da edição de 2016, estará presente e quererá ‘vingar’ o azar do ano passado quando foi obrigado a renunciar ao fim de 20 quilómetros, face António Maio, Sebastian Buhler ou Mário Patrão. André Villas-Boas é outro nome a fazer parte da lista de 398 inscritos na prova. Em Portalegre o treinador de futebol vai alinhar pela segunda vez aos comandos de uma KTM 350 EXC F, querendo também melhorar a 69ª posição conseguida há dois anos.

Em termos de estrangeiros destacam-se os polacos Maciej Giemza e Adam Tomiczek, com o primeiro a ostentar o título de vencedor da Taça do Mundo FIM Cross Country Júnior de 2018 e de 2017.

Outro dado importante é a internacionalização da Mini Baja, o projeto de formação de jovens pilotos de todos-o-terreno de duas rodas lançado pelo ACP há nove anos e que tem atraído sempre um número interessante de participantes. Este ano vai contar com uma piloto checa, a jovem Nelly Caisová, de 15 anos, que será a única menina entre 14 participantes.

Em destaque

Subir