Nas Notícias

Francês surfa onda de 33 metros e supera McNamara, o ‘embaixador’ nazareno

onda nazare2015 400 Veja o vídeo do surfista francês Benjamin Sanchis, de 33 anos, tantos quantos os metros da onda que surfou na Nazaré, a 11 de dezembro. O feito, agora homologado, permite a Sanchis bater um recorde do Guiness que pertencia a Garrett McNamara, o ‘embaixador’ da Nazaré e da Praia do Norte no mundo.

Uma onda da Nazaré correu mundo, de novo. Uma onda gigante, surfada pelo francês Benjamin Sanchis, que ultrapassou a fasquia dos 30 metros e o recorde do havaiano Garrett McNamara.

O francês, de 33 anos, tantos quantos o metro desta onda gigante que a Nazaré ofereceu ao mundo, entra no Guiness na Praia do Norte, no mesmo local onde McNamara realizara o seu próprio feito.

Esta onda foi surfada no passado dia 11 de dezembro, na Praia do Norte, no célebre canhão da Nazaré.

No entanto, só no sábado se deu a homologação e confirmação oficial de que aquela onda era a mais alta alguma vez surfada, maior do que a que permitira ao norte-americano transportar a Nazaré para os quatro cantos do mundo.

“Não fui capaz de seguir o trajeto que pretendia. Vi logo que tinha subido em demasia. Depois, dei um salto de quatro ou cinco metros, quando seguia já quase na vertical. Caí quando a onda rebenta”, recorda Sanchis, o novo recordista mundial.

Veja a onda surfada por na Nazaré e oiça o relato da experiência, na primeira pessoa.

Depois da queda, Benjamin Sanchis foi salvo por Deric Rebière, que o acompanhava num jet-ski, precisamente para prestar assistência.

As ondas gigantes da Nazaré colocaram a região no mapa dos surfistas mais radicais do mundo. Mas não são apenas os surfistas que se sentem atraídos pelo fenómeno.

Mas como se formam as ondas da Praia do Norte? Porque são diferentes, em dimensão, daquelas que se verificam na Nazaré? São perguntas cujas respostas se encontram neste vídeo, da autoria do Instituto Hidrográfico.

Em destaque

Subir