Tecnologia

Mundo: Vendas de smartphones por dia atingem quase os quatro milhões de unidades

galaxy_s7_always_on

Uma subida de 3,9 por cento nas vendas globais de smartphones no primeiro trimestre deste ano, de acordo com os dados apurados pelo Gartner, levou a que por dia sejam vendidos cerca de 3,8 milhões destes aparelhos. Os fabricantes chineses já acumulam 17 por cento das vendas.

Os números foram apresentados pelo Gartner, um instituto de pesquisa e consultoria em tecnologia: em comparação com o primeiro trimestre de 2015, foram vendidos 349 milhões de smartphones nos primeiros três meses deste ano.

Mas estes grandes números escondem um pequeno segredo: os fabricantes chineses já acumulam 17 por cento das vendas, ocupando três dos cinco primeiros lugares entre os que mais vendem, e as marcas mais mediáticas estão em queda.

É o caso da Apple, cuja descida homóloga atingiu pela primeira vez os dois dígitos.

“Num mercado em declínio, os grandes vendedores vivem uma saturação de crescimento. As marcas em estágio de desenvolvimento estão a afetar os modelos de negócios consagrados das empresas existente”, justificou Anshul Gupta, diretor de pesquisa do Gartner.

Esta mudança na dinâmica do mercado de smartphones está claramente a beneficiar os fabricantes chineses, com três delas – Huawei, Oppo e Xiaomi – a entrarem no top cinco das marcas que mais vendem.

No primeiro trimestre do ano passado, a China ‘só’ tinha dois fabricantes entre os cinco maiores.

Este crescimento está a ser feito à custa do consumo interno, com os chineses a optarem por marcas do país ao invés da vizinha Samsung.

Mas também houve marcas chinesas a perder quota de mercado, casos da Lenovo e da Yulong.

O crescimento da Huawei foi mais sustentado na Europa, nas Américas e em África, enquanto Xiaomi e Oppo têm conquistado mercado na Ásia e Pacífico emergente.

A Samsung mantém-se firme no topo da tabela, olhando de cima para a rival Apple graças “aos telemóveis da série Galaxy S7” e a “um portfólio renovado”, de acordo com o diretor da consultora.

Esta tabela mostrou ainda, pela primeira vez, uma queda nas vendas da Apple que atingiu os dois dígitos.

Os smartphones representaram 78 por cento das vendas globais de telemóveis no primeiro trimestre deste ano.

Em destaque

Subir