Nas Notícias

Quanto custou o Túnel do Marão? IP mostra derrapagem menor

túnel

Os custos do Túnel do Marão em 2015 não foram tantos como o relatório das parcerias público-privadas mostrou, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP). Esta entidade garante que só suportou 56,2 milhões dos 131,9 milhões de euros que a obra custou, pois a Europa pagou o resto.

O esclarecimento foi divulgado pela IP após a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP) ter revelado, no relatório anual sobre as parcerias público-privadas (PPP), que os custos da obra “passaram de dois milhões de euros em 2014 para 132 milhões de euros” em 2015.

Segundo a IP, o Túnel do Marão custou 131,9 milhões de euros em 2015, mas a mesma entidade só suportou 56,2 milhões de euros. Os restantes 75,7 milhões de euros foram ‘retirados’ dos Fundos de Coesão da União Europeia.

Histórico

O Túnel do Marão faz parte da Autoestrada do Marão, um projeto que o Governo de 2008 (liderado por José Sócrates) concessionou ao consórcio formado por Somague e MSF, no âmbito de uma PPP.

Contudo, a obra, que arrancou em 2009, sofreu três paragens, tendo ‘regressado’ por iniciativa do Governo liderado por Passos Coelho, que entregou o projeto à IP.

A Autoestrada do Marão, a maior obra pública feita em Portugal nos últimos anos, representa um investimento global de 398 milhões de euros, com o financiamento comunitário a assegurar uma fatia de 90 milhões de euros.

Em destaque

Subir