Motores

‘Mundial’ de Resistência arranca em Silverstone com promessa de uma luta a dois

O campeonato do mundo de resistência (WEC) arranca no próximo fim de semana com as 6 Horas Silverstone com a promessa de uma grande disputa entre a campeã Porsche e a Toyota. Isto apesar de algumas ‘nuvens negras’, por via dos novos regulamentos, que obrigam à opção por uma das duas configurações aerodinâmicas possíveis para este ano em duas fases distintas da época.

Esta nova realidade obriga Toyota e Porsche a tomarem a decisão de quando optar por uma configuração aerodinâmica com mais ou menos apoio.

Trata-se de uma decisão difícil para os dois construtores, já que Silverstone exige muito apoio, mas em Spa-Francorchamps e em Le Mans é aconselhável o contrário.  A marca japonesa decidiu logo no Prólogo de pré-temporada em Monza adotar o ‘pack’ com muito apoio para Silverstone, enquanto a Porsche anunciou há dias que só o fará depois das 24 Horas de Le Mans, ou seja em Nürburgring.

Receia-se agora que o esperado duelo entre as duas marcas possa não acontecer verdadeiramente em Silverstone. O que a suceder dececionaria muitos fãs, pois nos preparativos da época em Monza viu-se que os TS050 Hybrid foram ligeiramente mais rápidos que os 919 Hybrid, sendo que numa prova de seis horas seria a irrelevante.

Luta também haverá ao nível dos LMP2 e também dos GTE Pro, onde a Ford defende o título diante de Ferrari, Aston Martin e Porsche. Esta mostrou no Prólogo de Monza que está muito forte, pois colocou o motor do 911 RSR à frente do eixo traseiro e isso deu resultado.

Já em GTE Am o destaque vai naturalmente para o ‘nosso’ Pedro Lamy, que volta a dividir o Aston Martin Vantage n.º 98 com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda. E a tarefa não se afigura fácil, pois pelo que se viu nos preparativos de Monza a concorrência está muito forte.

Calendário

16 de abril Silverstone (Inglaterra)
6 de maio Spa-Francorchamps (Bélgica)
18 de junho Le Mans (França)
16 de julho Nürburgring (Alemanha)
3 de setembro Cidade do México (México)
16 de setembro Austin (EUA)
15 de outubro Fuji (Japão)
5 de novembro Xangai (China)
18 de novembro Bahrein

Em destaque

Subir