Mundo

Morre Margaret Thatcher: Dama de ferro sofre um acidente vascular cerebral

Herda a missão de inverter o declínio económico inglês. Aplicou políticas que defendiam a desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado laboral e na privatização das empresas estatais pouco eficientes.

Thatcher lutou contra a perda de popularidade, quando teve de lidar com a crise do petróleo, no ano em que foi eleita. Mas dois factos contribuíram para se erguer: a recuperação económica e a vitória na Guerra das Falklands.

Viria a ser reeleita, em 1983, um ano antes de ter sobrevivido a um atentado, numa altura em que critica a União Soviética e leva a cabo uma forte oposição aos sindicatos. A forma como superou estes obstáculos custou-lhe uma alcunha: a ‘Dama de Ferro’.

Margaret Thatcher conseguiu ser reeleita para o terceiro mandato, em 1987, mas sua impopular visão crítica à criação da União Europeia custou-lhe o apoio do seu próprio partido. Renuncia aos cargos de primeira-ministra e de líder do Partido Conservador em 1990. Desde 2002, não aparece em atos públicos, sendo que a sua voz deixou de ser ouvida. Morre nesta segunda-feira, dia 8 de abril, aos 87 anos.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir