Mundo

Morre Margaret Thatcher: Dama de ferro sofre um acidente vascular cerebral

margaret thatcherMorreu Margaret Thatcher, antiga primeira-ministra britânica, vítima de um acidente vascular cerebral. Conhecida como ‘dama de ferro’, Thatcher liderou o governo britânico durante 11 anos. Faleceu na manhã desta segunda-feira.

Margaret Thatcher, que não aparecia em público desde 2002 e que sofria de Alzheimer, morreu na manhã desta segunda-feira. A dama de ferro não resistiu a um acidente vascular cerebral.

Thatcher faz história na Democracia britânica, ao ser eleita para a liderança do governo, tornando-se na primeira mulher a ocupar o cargo, após vitória eleitoral dos conservadores.

Formada em ciências químicas na Universidade de Oxford, Margaret Thatcher sentiu um impulso pela política. A sua carreira começa 20 anos antes de morar no número 10 de Downing Street, quando nas eleições gerais de 1959 é eleita parlamentar pela região de Finchley. Foi secretária do Departamento de Educação e Habilidades do governo Edward Heath, em 1970.

Margaret Hilda Thatcher – que nasceu em Lincolnshire, a 13 de outubro de 1925 – viria a ser chamada à liderança do Partido Conservador. Passou a ser a primeira mulher na chefia de um grande partido britânico em 1975. Quatro anos mais tarde, convence o eleitorado e vence as eleições.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir