Cultura

Morreu Nora Ehron aos 71 anos, reconhecida cineasta norte-americana

nora_ephron_1Argumentista não resistiu a uma leucemia, tendo falecido esta terça-feira em Nova Iorque. Ehron participou em alguns filmes mas foi atrás das câmaras que se notabilizou em Hollywood.

Morreu Nora Ehron, argumentista norte-americana de 71 anos. A profissional do cinema estava internada num hospital de Nova Iorque com leucemia, doença que acabou por se tornar fatal para a cineasta.

Na sua carreira, Nora participou em dois filmes, ‘Crimes e Escapadelas’ (1989) e ‘Maridos e Mulheres’ (1992).

Foi no entanto como argumentista que a norte-americana se deu a conhecer ao mundo do cinema, tendo sido nomeada para três Óscares, na categoria de Melhor Argumento Original, ‘O Retrato de Uma Coragem, ‘Feitos Um Para o Outro’ (1989) e ‘Sintonia do Amor’ (1993).

Em 1989 escreveu a história do filme que lhe viria a dar mais reconhecimento. ‘Harry e Sally: Feitos Um Para o Outro’ venceu o prémio BAFTA (Reino Unido) para Melhor Argumento e foi ainda nomeado para a mesma categoria nos Globos de Ouro, nesse mesmo ano.

Antes de ingressar pela sétima arte, Nora Ehron foi antes jornalista, tendo colaborado com publicações como New York Post, Newsweek ou Esquire.

O seu último trabalho com argumentista foi há três anos, em 2009, onde escreveu ‘Julia & Julia’, filme em que participou Meryl Streep, consagrada atriz norte-americana de 63 anos.

Nesta terça-feira, a vida chegou ao fim para a cineasta. Segundo informações do hospital onde estava internada, Nora faleceu ao lado dos familiares e alguns amigos.

Em destaque

Subir