Nas Notícias

Queda a pique de aeronave em zona residencial de Cascais mata duas pessoas

inem1Uma aeronave despenhou-se ontem à noite em Cascais, numa zona residencial de Matarraque, em São Domingos de Rana, acidente que provocou a morte dos dois ocupantes do aparelho: um aluno e o instrutor de voo. Segundo suspeitas dos Bombeiros da Parede e da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa, a queda poderá estar relacionada com uma falha na manobra de aterragem.

Dois mortos é o balanço deste acidente de uma aeronave no concelho de Cascais. Um aluno e o comandante-instrutor eram os únicos elementos a bordo e não resistiram a um embate violento no solo. O pequeno avião caiu a pique, numa zona residencial de Matarraque, entre os quintais de duas habitações.

De acordo com informação divulgada pela agência Lusa, que cita o comandante dos Bombeiros Voluntários da Parede, Pedro Araújo, a aeronave tinha sobrevoado a pista de aterragem do Aeródromo de Tires, localizado em Cascais, sendo que estaria a realizar uma manobra para regressar à pista e aterrar.

Não se conhecem ainda as razões que levaram à queda da aeronave, nem sequer o facto de se ter despenhado a pique. Apesar das duas mortes, o acidente aéreo poderia ter proporções mais graves, uma vez que ao lado do local onde a aeronave caiu estavam casas.

Os corpos foram retirados da aeronave às 2h00 desta quarta-feira, depois de uma operação de desencarceramento. As duas vítimas mortais tinham idades que rondam os 20 anos (o aluno) e 45 anos (o comandante-instrutor). Também a PSP de Lisboa suspeita de que a manobra fatal foi a aterragem, mas as investigações só agora estão a começar.

De acordo com o testemunho de José Oliveira – um morador da Rua da Saudade, em Matarraque, onde o aparelho caiu –, o motor da avioneta deixou de se ouvir. Logo depois, deu-se a queda. Este relato indicia uma falha mecânica, hipótese que o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves está a averiguar, nas diligências que estão a começar.

Comando Distrital de Operações de Socorro aponta 22h33 como a hora do acidente. Estiveram no local soldados da paz das corporações dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e da Parede. Também uma viatura do Instituto Nacional de Emergência Médica estava pronta para prestar socorro às vítimas, mas estas tiveram morte imediata. A PSP também esteve no local.

Em destaque

Subir