Desporto

Morreu Luis Aragonés, o criador da poderosa La Roja

luis aragonez 1luis aragonez 600Técnico espanhol faleceu esta madrugada numa clínica de Madrid, aos 75 anos. Para trás deixa uma carreira exemplar como jogador e como treinador.

Morreu na madrugada deste sábado Luis Aragonés, aos 75 anos. O treinador espanhol estava internado há algum tempo numa clínica de Madrid, com uma doença grave no sangue.

Como jogador, Aragonés foi profissional durante 18 épocas. Vestiu as camisolas de Getafe, Real Madrid, Recreativo de Huelva, Hércules, Real Oviedo, Bétis de Sevilha, mas foi no Atlético de Madrid que passou grande parte da sua carreira.

Pendurou as botas em 1975, no emblema da capital, tornando-se de imediato treinador dos colchoneros. No comando do Atlético de Madrid conquistou sete títulos – um campeonato (76/77), quatro Taças do Rei (75/76, 84/85, 87/88 e 91/92), uma Supertaça de Espanha (85/86) e uma Taça Intercontinental (74).

Seria no entanto como selecionador de Espanha que atingiu o auge. Em 2008 levou a La Roja, o nome que criou para a formação espanhola, a vencer o Campeonato da Europa disputado na Suíça e na Áustria. Após a vitória na prova abandonou a seleção mas ainda hoje é recordado como o grande responsável pelo início da hegemonia espanhola.

Seguiu-se, sem sucesso, a experiência na Turquia, no comando do Fenerbahçe, o último clube que treinou.

Faleceu este sábado, aos 75 anos.

Em destaque

Subir