Desporto

Este montanhista alcançou o topo do monte Evertest em apenas 26 horas

Alcançar o topo do monte Everest é uma proeza que centenas de montanhistas têm o prazer de fazer. No entanto, ninguém o fez como o montanhista espanhol Kilian Jornet, de 29 anos.

O espanhol escalou até ao topo da maior montanha do mundo, a 8 847 metros de altitude, sem utilizar garrafas de oxigénio, guias (sherpas) ou cordas. Kilian subiu e desceu o Everest, de uma só vez, em apenas 26 horas, tendo partido do antigo mosteiro de Rombuk, que fica a 5 100 metros de altitude.

“Alcancei o topo do Everest à meia-noite [hora local] de 21 para 22 de maio. Vi um pôr-de-sol espetacular…Estava só, mas via luzes frontais, tanto na vertente norte como na sul, de expedições que começavam a subir. Depois comecei a descer”, escreveu numa publicação na sua conta de Twitter.

Kilian tem um projeto pessoal, ‘Summits of my life’, do qual esta proeza faz parte. O objetivo do espanhol é subir algumas das mais famosas e mais altas montanhas do mundo, pelo que o faz enquanto vai batendo recordes. Por exemplo, em 2012 escalou o Mont Blanc, nos Alpes franceses, escalou a Aconcagua, na Argentina, em 2014.

Já em setembro do ano passado Kilian tinha tentado subir o Everest, mas a escalada teve de ser cancelada devido às más condições climatéricas.

Em destaque

Subir