Desporto

Miss Sumol Cup 2013: Catarina Sousa repete triunfo em Ílhavo

MSC2013-CatarinaSousa3MSC2013-CatarinaSousa1Numa final em que defrontou três estreantes na Miss Sumol Cup, a portuguesa Catarina Sousa levou a melhor e repetiu o triunfo já alcançado há dois anos.

Agora com dois triunfos em Ílhavo (2011 e 2013), a bodyboarder de Carcavelos junta-se no topo da lista de vencedoras à australiana Kira Llewellyn, Miss Sumol em 2006 e 2007, consolidando a posição de melhor portuguesa, pois é a única que logrou ganhar a prova nas nove edições realizadas.

Sem dar hipóteses à concorrência, Catarina Sousa colocou-se na liderança logo à primeira onda (6.75 pontos). E se as adversárias eram todas estreantes na prova, a mentora da Boggie Chicks, escola de bodyboard feminina, ainda não falhou uma única edição e fez valer essa experiência, ao que também não terá sido alheio o facto de ser a mais veterana das quatro finalistas, com os seus 36 anos.

Na disputa das melhores ondas, vencedora da Taça de Portugal 2013 tinha a marroquina Fatima Zahara, de 34 anos, a australiana Emma Cobb, de 28, e a espanhola Olga Cutillas, de apenas 18.

MSC2013-FatimaZaharaE foi por pouco que o ordenamento etário não prevalecia totalmente na classificação final… Numa final em que foram as primeiras ondas que escalonaram o pódio, Catarina Sousa, depois da onda de 6.75 com que se colocou na liderança, fecharia o seu resultado (14.10 pontos) na última onda que apanhou, com 7.35 pontos, que acabaria por ser a melhor onda da final.

Logo atrás, e fruto também de uma entrada muito forte, Emma Cobb assegurou o segundo lugar na competição, com 13 pontos, devido a duas boas ondas (6.90 e 6.10 pontos). No terceiro lugar terminou Fatima Zahara, com 10.25 pontos (5.25 e 5.00), enquanto no quarto e último posto ficou a jovem Olga Cutillas, com apenas 8.00 pontos (4.50 e 3.50).

MSC2013-PodiumBBDevido às dificílimas condições de mar na praia da Costa Nova, aliadas a um Nortada tremenda que tornou impossível a realização do que faltava da prova de bodyboard, a organização da Associação de Surf de Aveiro (ASA) determinou a mudança da competição para a vizinha Barra, praia onde se realizaram as quatro primeiras edições do evento.

Em tempo recorde, a organização transferiu o campeonato, proporcionando as condições necessárias para atletas e juízes concluírem a fase decisiva da prova de bodyboard. Este facto foi, aliás, elogiado por todas as competidoras.

E foi perante muito público, apesar do incomodativo vento e esvoaçante areia, que se decidiu quem seria a Miss Sumol Cup 2013 com um excelente e disputado espectáculo de bodyboard.

No total foram surfadas 188 ondas, duas excelentes e 23 boas, números que expressam, de certa forma, as condições complicadas em que o mar se apresentou durante toda a competição.

Neste particular, a espanhola Olga Cutillas levou para casa o prémio da melhor onda, alcançada nas meias-finais, que foi pontuada com um 8.75. Nota ainda para o facto de Catarina Sousa ter ainda acumulado ao seu êxito quatro das sete melhores ondas surfadas na prova.

Sendo este o campeonato mais feminino do bodyboard mundial, o Prémio Simpatia não podia faltar, tendo, este ano, sido atribuído à portuguesa Marta Leitão, que além de tudo fez uma boa prova, alcançando um quinto lugar, o seu melhor resultado em Ílhavo.

Fotografia: André Neto

Em destaque

Subir