Marc Marquez conseguiu um feito nunca antes atingido por um estreante na categoria ‘rainha’ do motociclismo: vencer cinco provas na sua primeira temporada, ao impor-se este domingo no Grande Prémio da República Checa.
Apesar de não arrancar da frente da grelha de partida o espanhol da Honda acabou por ser o grande protagonista da corrida, envolvendo-se num duelo intenso pela primeira posição com Jorge Lorenzo.
As trocas de posições foram constantes, mas depois o campeão do Mundo ficou para trás e foi Dani Pedrosa a liderar a perseguição a Marquez, sem contudo conseguir surpreender o seu companheiro de equipa, contentando-se em assegurar mais uma ‘dobradinha’ para a Repsol Honda.
“Antes de virmos para Brno não esperava ganhar, porque Jorge e Valentino tinham testado aqui recentemente e Dani costuma ser sempre rápido nesta pista vencendo a corrida no ano passado”, afirmou Marc Marquez no final da prova.
“Esta é uma pista completamente diferente daquelas onde tínhamos corrido antes e estes 25 pontos permitem-me sentir diferente do que me senti em Indianápolis. Mas foi uma vitória muito dura. O duelo com Jorge foi muito bom”, acrescentou o líder do campeonato do Mundo.
Enquanto Lorenzo terminaria numa terceira posição que não mereceu contestação, Valentino Rossi acabou por herdar o quarto posto após a queda de Cal Crutchlow, autor da ‘pole poistion’, à oitava volta, numa prova na qual a Yamaha Tech 3 saiu em branco, depois de também Bradley Smith ficar pelo caminho
Já Alvaro Bautista, que arrancou do segundo lugar da grelha, foi mais feliz do que Crutchlow e viria a dar a quinta posição à Honda Gresini, depois de um interessante duelo com Rossi, contrariamente a Stefan Bradl, que nunca foi incomodado pelos pilotos da Ducati, Andrea Divizioso, que terminaram atrás de si.
Classificação
1.º Marc Marquez (Honda) 42m50,729s
2.º Dani Pedrosa (Honda) + 0,313s
3.º Jorge Lorenzo (Yamaha) + 2,277s
4.º Valentino Rossi (Yamaha) + 10,101s
5.º Alvaro Bautista (Honda) + 10,178s
6.º Stefan Bradl (Honda) + 19,807s
7.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 35,015s
8.º Nicky Hayden (Ducati) + 35,354s
9.º Andrea Iannone (Ducati) + 51,149s
10.º Aleix Espargaro (ART) + 56,392s