Nas Notícias

Ministra não se demite por causa dos incêndios e revela: “Teria sido cobarde fugir da adversidade”

Constança Urbano de Sousa esclareceu que vai permanecer como ministra da Administração Interna durante o tempo que António Costa entender.

“Enquanto tiver a confiança do primeiro-ministro, não me demito”, revelou a governante, em declarações à RTP 3.

“Não ponderei a minha demissão por uma razão muito simples: Apenas estive focada em estar aqui, em resolver problemas e enfrentar a adversidade. Estar aqui foi muito importante, foi extremamente importante para todos estes homens que trabalharam aqui arduamente ver que eu também estava aqui a trabalhar. Um comandante nunca abandona os seus homens”, sustentou Constança Urbano de Sousa.

“Era fácil demitir-me, rolava uma cabeça e o problema continuava”, disse, acrescentando: “Teria sido cobarde fugir da adversidade”.

A ministra explicou ainda que espera saber tudo que se passou no passado sábado e explica que a fita do tempo vai dizer “quem é que fez o quê e a que horas”.

“É algo que não estou a excluir neste momento. Preciso de ter dados sobre a actuação da GNR e da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e de ter indícios que me permitam fazer um inquérito.”

Constança Urbano de Sousa admitiu ainda que pode ter existido “uma subvalorização da avaliação” das condições meteorológicas e dos alertas enviados.

A ministra explicou ainda que o SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) “não falhou totalmente”.

Em destaque

Subir