Motores

Mini dominam primeiro dia da Baja Portalegre 500

Nani Roma e Alex Haro lideram a classificação dos automóveis da 32ª Baja Baja Portalegre 500, prova ‘rainha’ do todo-o-terreno nacional, que esta sexta-feira arrancou no Alto Alentejo.

A dupla espanhola da X-Raid Mini foi batida por 2,3 segundos no prólogo de 5,32 quilómetros por Ricardo Porém e Manuel Porém, numa das Volkswagen Amarok da South Racing, mas depois depois, nos 99,22 quilómetros do primeiro setor seletivo não deu hipóteses à concorrência.

Nani Roma deixou o ex-vencedor do Rali Dakar, Stéphane Peterhansel, também num Mini JCW Rally, a mais de um minuto e passou para a frente da prova do ACP Motorsport, enquanto João Ramos foi o terceiro mais rápido e também ocupa idêntica posição, mas mais de 2m37s do líder.

Logo atrás do piloto da Toyota Hilux colocou-se Ricardo Porém, que no setor seletivo perdeu mais de 3m20s para Nani Roma, e com Paulo Rui Ferreira completa o lote dos cinco primeiros, fora dos quais está Tiago Reis, sexto a mais de quatro minutos do líder, e Hélder Oliveira, o comandante do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, que segue no sétimo posto a quase quatro minutos e meio do primeiro classificado.

Nuno Matos, que corre em casa e regressou à condução do Opel Mokka Proto, gastou mais de cinco minutos que Nani Roma e parte para o segundo dia da Baja a mais de cinco minutos do espanhol.

Classificação após o SS1

1º Nani Roma/Alex Haro (Mini) 1h09m37,3s

2º Stéphane Peterhansel/David Castera (Mini) + 1m04,9s

3º João Ramos/Victor Jesus (Toyota) + 2m37,5s

4º Ricardo Porém/Manuel Porém (Volkswagen) + 3m07,6s

5º Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro (Toyota) + 3m22,2s

6º Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi) + 4m01,1s

7º Hélder Oliveira/Pedro Pires de Lima (Mini) + 4m27,2s

8º Petr Hozak/Marek Sykora (Hummer) + 4m32,7s

9º Nuno Matos/Pedro Marcão (Opel) + 5m07,9s

10º Boris Gadasin/Dan Schemel (G-Force) + 5m11,8s

Em destaque

Subir