Nas Notícias

Milagre da internet: Igreja promove crowdfunding para restaurar uma tela

igreja s cristovao

Há um milagre à espera de acontecer numa plataforma portuguesa de crowdfunding. A tela do século XVII, da autoria de Bento Coelho da Silveira, encontrada na Igreja de São Cristóvão precisa de ser restaurada e a paróquia apela aos donativos através das novas tecnologias.

O milagre da multiplicação dos peixes pode tornar-se, neste século XXI, num milagre do restauro da tela.

Na Igreja de São Cristovão, em Lisboa, foi encontrada atrás do altar-mor uma tela do século XVII, da autoria de Bento Coelho da Silveira, que esteve desaparecida durante décadas.

Só que a obra está bastante degradada e a paróquia não tem dinheiro para o restauro.

Bem aventurados os que têm iniciativa, pois lançaram campanha de crowdfunding que tem por objetivo recuperar o quadro e toda a igreja, um monumento nacional classificado como Imóvel de Interesse Público.

De acordo com a descrição da campanha, intitulada “Vem viver São Cristóvão no coração da Mouraria”, a tela perdida e agora reencontrada será “a primeira a ser restaurada”, num processo que deverá demorar três meses, segundo o padre Edgar Clara.

Em comunicado, a Câmara de Lisboa explicou que a obra em causa, uma ‘Última Ceia’, é considerada “uma peça central do programa iconográfico” de Bento Coelho da Silveira, o pintor régio que viveu entre 1617 e 1708.

A tela foi encontrada já “bastante danificada”, com muitos rasgões, e quase metade (o quadro tem as dimensões de 2,60 por 4,75 metros) está ‘apagado’.

Nas contas de Edgar Clara, só para recuperar a Igreja de São Cristóvão serão precisos mais de de um milhão de euros, o que levou a paróquia a apostar em “diferentes vias de financiamento”.

Para além da campanha de crowdfunding, a paróquia pretende “atrair as atenções” com várias iniciativas, como exposições, visitas guiadas, workshops, concertos e arraiais.

Da parte da autarquia veio um apoio de 75 mil euros, depois da aprovação do projeto “Arte Por São Cristóvão” na edição do Orçamento Participativo para 2014.

Em destaque

Subir