Mundo

Mais de mil pessoas detidas em manifestações anti-Putin na Rússia

Mais de 1.000 pessoas foram detidas na Rússia em dia de protestos contra a investidura de Vladimir Putin para um quarto mandato presidencial na segunda-feira, segundo observadores independentes ouvidos pela Associated Press (AP).

De acordo com o grupo, o maior número de detenções ocorreu esta tarde em Moscovo, com 475 pessoas detidas.

Há ainda informação de dezenas de detenções em Chelyabinsk e em Yakutsk, no nordeste, algumas das quais foram entretanto libertadas, refere.

O líder da oposição extraparlamentar russa Alexei Navalny foi também hoje detido durante a manifestação não autorizada em Moscovo, a dois dias da investidura de Vladimir Putin.

Milhares de pessoas concentraram-se hoje numa das principais praças da capital russa no âmbito de uma jornada nacional de protesto contra a investidura de Vladimir Putin para um novo mandato presidencial de seis anos.

O protesto nacional, organizado sob o mote “Ele não é o nosso czar”, foi promovido este sábado por Navalny, que foi impedido de se apresentar às eleições presidenciais do passado mês de março por antecedentes penais, e pelos seus apoiantes.

Segundo a oposição russa e observadores independentes, dezenas de manifestantes foram interpelados em outras concentrações anti-Putin registadas em outras zonas da Rússia.

Em Moscovo, elementos da polícia antimotim entraram na Praça Pushkin e foram vistos a levar alguns manifestantes, mas, segundo as agências internacionais, não desencadearam ações para dispersar a multidão que participava no protesto, que não foi autorizado pelas autoridades russas.

Um helicóptero sobrevoava a praça e monitorizava a multidão.

As agências internacionais também relataram que foram registados confrontos entre apoiantes de Navalny e elementos pró-Kremlin (sede da Presidência russa), que estavam igualmente concentrados na Praça Pushkin.

Nas eleições presidenciais russas, realizadas no passado dia 18 de março, Vladimir Putin foi reeleito com 76,67 por cento dos votos.

Em destaque

Subir