Motores

Mikkelsen lidera Rali da Austrália

Andreas Mikkelsen conseguiu uma vantagem de 20,1 segundos no primeiro dia do Rali da Austrália, derradeira prova do Campeonato do Mundo da especialidade, que se iniciou esta sexta-feira. O norueguês da Hyundai assumiu o comando pela segunda vez esta temporada naquela que foi a sua terceira prova do ano.

Mikkelsen tirou o máximo partido da sua ordem de passagem nas oito especiais da etapa, para dominar os acontecimentos, enquanto o seu companheiro de equipa manteve Thierry Neuville concluiu o dia no segundo posto.

O duelo entre Neuville e Kris Meeke foi o centro das atenções, com o belga da Hyundai a levar a melhor sobre o britânico da Citroën ao ser o mais rápido da especial citadina de Coffs Harbour que concluiu a tirada.

Ott Tanak igualou Thierry Neuville na primeira passagem pela super especial, e foi segundo na repetição da mesma, permitindo-lhe ficar mais perto de Jari-Matto Latvala e Craig Breen na luta pelo quarto posto. Os três terminaram a etapa separados por somente 3,1s, com Hyden Paddon não muito longe no sétimo posto.

Já Sebastien Ogier sabia antecipadamente que ‘pagaria’ o ‘preço’ de ser o primeiro na estrada, mas o tempo perdido foi mais do que o esperado, já que teve problemas com o seletor de velocidades do seu Ford Fiesta WRC. Por isso o Campeão do Mundo concluiu o dia apenas no oitavo posto, já a mais de 47 segundos do líder, apenas à frente de Stéphane Lefebvre, que no terceiro Citroën C3 WRC sofreu dois furos nos pneus traseiros.

O vencedor do recente Rali de Gales/Grã-Bretanha, Elfyn Evans, fechou o top dez, parecendo incapaz de repetir o feito da prova britânica, tendo Esapekka Lappi atrás de si, depois deste perder três minutos devido a problemas na direção assistida do seu Toyota Yaris WRC.

Classificação após a 8ª PE

1º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) 57m51,9s
2º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 20,1s
3º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 20,8s
4º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 29,9s
5º Criag Breen/Scott Martin (Citroën) + 30,8s
6º Ott Tanak/Martin Jarvejoa (Ford) + 33,0s
7º Hayden Paddon/Scott Marshall (Hyundai) + 38,2s
8º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 47,9s
9º Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroën) + 57,3s
10º Eylfin Evans/Daniel Barritt (Ford) + 1m13,8s

Em destaque

Subir