Motores

Miguel Barbosa começa Rali de Mortágua a liderar

Confirmando o que já mostrara na ‘qualifying stage’, Miguel Barbosa e Jorge Carvalho dominaram o primeiro dia do Rali de Mortágua, que hoje arrancou com uma ‘Street Stage’ e uma super especial.

A dupla do Skoda Fabia R5 começou por se impor na primeira passagem pelo ‘apertitivo’ de Águeda, onde ganhou oito décimas a José Pedro Fontes, e depois ganhou mais quatro décimas ao piloto do Citroën C3 R5 na segunda passagem.

Dois quilómetros e meio não permitiam grandes diferentes, como os dois da super especial de Mortágua não permitiu, mas Miguel Barbosa conseguiu aí ganhar mais seis décimas a José Pedro Fontes, que conclui o dia a menos de dois segundos do piloto lisboeta.

Havia uma grande expetativa sobre o que é que Ricardo Teodósio poderia fazer nesta terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis, e continua a existir, face ao que o piloto algarvio fez na prova de abertura em Fafe. Em Águeda o piloto de Albufeira foi sempre o terceiro mais rápido e em Mortágua conseguiu o segundo tempo, saindo para a estrada amanhã a menos de quatro segundos do líder.

Já o Campeão Nacional, Armindo Araújo ultrapassou este primeiro dia perdendo pouco mais de sete segundos para Miguel Barbosa, mantendo-se assim na corrida pela vitória na prova do Clube Automóvel do Centro, que só amanhã começa ‘a sério’.

O top cinco é completado por António Dias, que foi melhor que Paulo Meireles, Miguel Correia e Pedro Almeida na segunda passagem pela Águeda Street Stage e pela super especial de Mortágua. Mas parte para o dia de sábado a mais de uma dezena de segundos do líder.

Já nas duas rodas motrizes houve muita disputa, com Daniel Nunes a dar luta a Gil Antunes mas a não evitar que o piloto do Renault Clio R3 T conseguisse ganhar oito décimas de vantagem sobre o homem do Peugeot 208 R2, com João Marcelino a concluir o dia a mais de sete segundos do líder.

No Campeonato Centro de Ralis Fernando Teotónio lidera, depois de se impor na segunda passagem pela Águeda Street Stage e na Super especial de Mortágua. O piloto do Fundão ganhou nove décimas e Fernando Peres, depois do portuense ter sido o mais veloz na primeira passagem pela Águeda Street Stage.

Tal como os dois primeiros, também Armando Carvalho tripula um Mitsubishi Lancer Evo, ainda que da quinta geração, em vez da nove de Teotónio e Peres, mas ocupa o terceiro posto a 2,4s do líder.

Classificação após a 2ª PE
1º Miguel Barbosa/Jorge Carvalho (Skoda) 5m46,4s
2º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën) + 1,8s
3º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda) + 3,8s
4º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Hyundai) + 7,7s
5º António Dias/Pedro Castro (Skoda) + 10,2s
6º Pedro Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai) + 12,6s
7º Miguel Correia/Pedro Alves (Ford) +12,6s
8º Pedro Almeida/Nuno Almeida (Skoda) + 14,8s
9º Joaquim Alves/António Costa (Soda) + 15,2s
10º Manuel Castro/Ricardo Cunha (Hyundai) + 16,7s

Em destaque

Subir