Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para quinta-feira

A previsão do estado do tempo para esta quinta-feira, dia 26 de outubro de 2017, antecipa “tempo quente e seco com céu limpo, temperatura acima do habitual para a época e vento forte nas terras altas”. Para os Açores estão previstos “períodos de chuva e aguaceiros”. A Madeira pode esperar “céu muito nublado”.

De acordo com informação das meteorologistas Joana Sanches e Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta quinta-feira, pode esperar-se “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na faixa costeira a norte do cabo de Sines até meio da manhã”.

Os especialistas da meteorologia antecipam ainda neblina ou nevoeiro matinal”, tal como uma “pequena subida da temperatura mínima no litoral norte e centro” e uma “pequena subida da temperatura máxima na região sul”.

De resto, o IPMA lança novo alerta a dar conta que os termómetros deverão rondar os 30 graus na generalidade do território nacional, nos próximos dias, e o risco de incêndio voltará a aumentar.

Este cenário de tempo quente só deverá mudar a partir de dia 29. Aí prevê-se uma descida gradual da temperatura em todo o território.

Certo é que para esta quinta-feira (26 de outubro), quanto ao vento, esse, será “em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado (20 a 30 km/h) na costa sul do Algarve até ao início da tarde”. Nas terras altas é esperado “vento moderado a forte (25 a 40 km/h) do quadrante sul, tornando-se do quadrante leste a partir início da tarde”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera “céu pouco nublado ou limpo” e “vento fraco”.

Na zona sul, o IPMA antecipa “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã”.

É ainda esperada “pequena subida da temperatura” e o vento será “em geral fraco do quadrante leste”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores, estão previstos “períodos de céu muito nublado” e “períodos de chuva e aguaceiros”, tal como “condições para a ocorrência de trovoada.

Na Madeira, o IPMA antecipa “períodos de céu muito nublado por nuvens altas”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental deverá ter ondas de “noroeste com dois a 2,5 metros, diminuindo para 1,5 a dois metros”. A temperatura da água do mar será entre “16/19ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sueste com um metro”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “21ºC”.

Em destaque

Subir