Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para esta sexta-feira

A previsão do estado do tempo para esta sexta-feira, dia 13 de outubro de 2017, antecipa “períodos de céu muito nublado”. Para os Açores está previsto “céu muito nublado tornando-se encoberto” e na Madeira também “céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade durante a tarde”.

De acordo com informação do meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta sexta-feira, está previsto “céu pouco nublado, sendo geralmente muito nublado no litoral a norte do cabo de Sines até ao final da manhã, com neblinas e nevoeiros em alguns locais. Durante a manhã, o céu aumentará de nebulosidade por nuvens médias e altas no Baixo Alentejo e Algarve, estendendo-se gradualmente essa nebulosidade a todas as regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”.

Os especialistas da meteorologia antecipam ainda uma “descida da temperatura máxima no litoral a norte do cabo Carvoeiro e subida no litoral a sul do cabo Raso”.

O IPMA diz também que é esperado vento “fraco, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) de
leste no barlavento algarvio e do quadrante sul nas terras altas.”

Nas regiões do norte, o IPMA espera “céu muito nublado, com abertas a partir do final da manhã.”. O vento será “fraco”. Também para esta região é antecipada “neblina ou nevoeiro matinal” e uma “descida acentuada da temperatura máxima”.

Na zona sul, o IPMA antecipa “períodos de céu muito nublado”, acompanhado de “neblina ou nevoeiro matinal”. O vento será “fraco”. É ainda esperada uma pequena subida da temperatura máxima.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores, estão previstos “períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto” e “períodos de chuva para o fim do dia”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade durante a tarde”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental deverá ter ondas de “noroeste com um a 1,5 metros”. A temperatura da água do mar será entre “15/18ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sueste com um metro”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “22ºC”.

Em destaque

Subir